O consumo moderado de vinho protege o coração.

By
O consumo moderado de vinho protege o coração.

Para termos saúde e bem-estar é preciso cuidados com a alimentação, escolher bons produtos e em pequenas quantidades. Também as bebidas alcoólicas podem ser benéficas se consumidas com cuidado, mas não é o álcool que faz bem e sim outras substâncias que compõe as bebidas.

Um estudo publicado no periódico Experimental Neurology, da Universidade Johns Hopkins dos EUA indica que a substância resveratrol, que é encontrada na composição dos vinhos tintos, ajuda a proteger o organismo contra derrames cerebrais. O resveratrol controla o nível da enzima heme-oxigenase que é a responsável pela resistência dos neurônios à asfixia.

Para provar a hipótese, os pesquisadores simularam derrames nas cobaias, ratos, cortando temporariamente o fluxo de sangue para os cérebros dos animais. Aqueles que estavam recebendo resveratrol regularmente apresentaram menos tecido lesionado no cérebro.

Na segunda etapa do experimento, os cientistas realizaram o mesmo estudo em dois grupos de camundongos que tinham deficiência na produção de heme-oxigenase. Desta vez, o benefício do resveratrol não foi verificado, sugerindo a relação entre as duas substâncias.

Os estudos ainda não são conclusivos, mas indicam que consumir vinho em pequenas quantidades faz bem a saúde. No Brasil o consumo do vinho tinto é pequeno. Dizem que é por causa do clima quente, mas acredito que seja devido ao preço, pois uma garrafa de vinho de qualidade tem um valor muito acima da capacidade da maioria dos brasileiros.

Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

7 comentários:

  1. Venho por meio deste convida-lo a participar do 'Top Blog da Semana' do site 'TOP BLOG ws'. PRÊMIO: Espaço de publicidade em um blog de qualidade. Cadastre seu blog e concorra.
    http://videosincriveis.ws/topblog

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom post! Adoro uma taça de vinho, mas sempre com moderação...

    ResponderExcluir
  3. Como dizia um amigo meu, nada melhor para a saúde que uma taça de vimho durante as refeições.
    E ele tina razão.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Catarino,

    O artigo é muito interessante. É curioso porque as pessoas mais velhas dizem isso exactamente: um copo de vinho às refeições é bom para a saúde.

    Por cá o consumo de vinho tinto é comum, até porque somos um país vinícola.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post. Uma outra notícia interessante, fala do vinho sem álcool produzido no Brasil. Possui os mesmos benefícios do vinho tinto normal, mas sem o álcool. Me parece que tem até mais resveratrol concentrado que o vinho comum. O site do produtor é www.ladorni.com.br ;-)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts