A prática do Yoga para unir o corpo e o espírito.

By
A prática do Yoga para unir o corpo e o espírito
Yoga é uma ciência do autoconhecimento, um sistema de práticas, exercícios, filosofias e condutas éticas onde o objetivo é a integração do ser, atingindo o equilíbrio entre o corpo e a mente.

O conceito de yoga é muito é muito amplo, e é na tradução desta palavra que encontramos a sua essência. Yoga é uma palavra masculina, originada do sânscrito que significa união, junção e integração. É a união do corpo, da mente e do espírito que se dá através da prática de um conjunto de técnicas que visam o autoconhecimento.

A relação do yoga com a natureza e com todos os seres também modifica e conscientiza profundamente seus praticantes, por isso também é considerado um caminho de autotransformação. Este caminho é formado por oito partes que são:

1 e 2 – Yamas e Nyamas: São 10 princípios morais de conduta social e pessoal, que fazem parte da vida de todo verdadeiro yoguin(praticante), alguns deles são: Não-violência, verdade, contentamento, disciplina, desapego, etc.

3 – Asanas: posturas físicas, através delas que conhecemos e entendemos o nosso aspecto físico. Desde a primeira prática de yoga, passamos a ouvir e sentir melhor o corpo e nossa relação com ele, aceitando e respeitando nossas limitações e reforçando nossas qualidades.

4 – Pranayama: são os exercícios respiratórios, uma das principais ferramentas do yoga. A respiração yogue é lenta, profunda, silenciosa e consciente, serve como uma ponte ligando o corpo e mente.

5 – Pratyahara: retração dos sentidos, que é silenciar a mente e voltar à atenção pra dentro.

6 – Dharana: concentração, através da fixação do pensamento em um só objeto.

7 – Dhyana: meditação é um estado de presença onde se diminui o turbilhão de pensamentos que nos acompanha na maior parte do tempo. É somente através do silêncio que é alcançado o estado meditativo.

8 – Samandhi: estado de expansão da consciência ou iluminação.

Todas estas técnicas ou ferramentas fazem parte de um todo, sendo interligadas entre si. A prática do yoga traz os seguintes benefícios:
- Fortalece o corpo em gera e o sistema imunológico.
- Alonga a musculatura, aumenta a flexibilidade.
- Melhora a saúde, o bem-estar, a concentração e o equilíbrio.
- Melhora a autoestima e a aceitação.
- Equilibra todos os sistemas corporais.
- Alivia tensões, estresse e ansiedade, acalma, traz paz e serenidade.
- Eleva a energia, regulariza o metabolismo.
- Ajuda na concentração e a memória.
- Desenvolve uma postura correta e consciência corporal, dentre muitos outros.

O yoga pode ser feito por qualquer pessoa, independente de sexo ou idade.



Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Fonte: caderno vida do jornal Diário de Santa Maria.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

3 comentários:

  1. Salve, Catarino! Yoga é muito bom. Meu sobrinho é professor e vejo de perto os benefícios que ela traz para a saúde dos praticantes. Excelente post, que faz um apanhado desta prática.

    ResponderExcluir
  2. Catarino,

    O mais interessante do Yoga é que, por ser um excercício paltado na concentração, conseguimos nos "desligar" da escravidão da correria. Além disso, como você falou traz benefícios para a saúde física.

    Abraços e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. No livro Comer,rezar,amar, lí um pouco mais sobre o yoga e seus benefícios, achei realmente interessante, apesar de achar que eu particularmente não tenho paciência e calma necessária para a prática.
    Excelente post.
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts