Regras para ter boa saúde: alimentação.

By
Regras para ter boa saúde: alimentação.
Para viver com saúde é preciso ter cuidado com todo o corpo, alimentar-se corretamente e manter-se ativo fisicamente. Abaixo segue uma série de regras que o escritor David Servan Schreiber prescreve para termos boa saúde e evitarmos o câncer.
1. Seu prato principal deve ser de 80 por cento hortaliças, 20 por cento de proteína animal, como era nos velhos tempos. A carne deve ser utilizada com moderação para o gosto, como quando ele costumava ser escassa, e não deve ser o foco da refeição.
2. Varie os vegetais que você come de uma refeição para a outra, ou misture-os - brócolis é um alimento anticancerígeno eficaz, e é ainda mais eficaz quando combinados com molho de tomate, cebola ou alho. Tenha o hábito de acrescentar cebola, alho ou alho-poró em todos os pratos que vai cozinhar.
3. Escolha alimentos orgânicos sempre que possível, mas lembre-se que é sempre melhor comer brócolis que tenha sido exposto a pesticidas do que não comer brócolis ou outros vegetais.
4. Adicione cúrcuma (com pimenta preta) quando for cozinhar (deliciosos molhos para salada!). Este tempero amarelo é o mais poderoso agente anti-inflamatório natural. Lembre-se de adicionar ervas do Mediterrâneo nos seus alimentos: tomilho, orégano, manjericão, alecrim, manjerona, menta, etc. Eles não adicionam só sabor, eles também podem ajudar a reduzir o crescimento das células cancerosas.

5. Não coma batatas, pois elas elevam o açúcar no sangue, o que pode alimentar a inflamação e o crescimento do câncer. Elas também contêm altos níveis de resíduos de pesticidas.
6. Comer peixe duas ou três vezes por semana - sardinha, cavala e anchova têm menos mercúrio e PCB do que grandes peixes como o atum.
7. Tenha cuidado com os ovos, as galinhas são alimentadas com rações a base de milho e soja, e os ovos contêm 20 vezes mais ácidos graxos pró-inflamatórios (ômega-6).
8. Use apenas óleo de oliva e óleo de canola para cozinhar e para molhos da salada. Não use os óleos de soja, milho ou girassol que são ricos em ômega-6.
9. Coma cereais integrais e mistos (trigo com aveia, cevada e outros) e orgânicos com grãos inteiros, quando possível, pois os agrotóxicos tendem a se acumular em grãos inteiros. Evite farinha refinada (usada em biscoitos, bolos pão de sanduíche, pães, etc.) sempre que possível. 

10. Mantenha doces só das frutas: Corte o açúcar, evitando refrigerantes e sucos de fruta adoçados, e pular a sobremesa ou substituí-las por frutas. Leia os rótulos cuidadosamente dos produtos que contém açúcar (incluindo o açúcar mascavo, xarope de milho, etc.). Se você tiver um gosto irresistível por doce, tente alguns quadrados de chocolate amargo contendo 70% de cacau ou mais.

11. Em vez de café ou chá preto, beba três xícaras de chá verde por dia. Use chá verde descafeinado, se você fica muito ativo. O consumo regular de chá verde tem sido associado a uma redução significativa no risco de desenvolver câncer.
12. Abra espaço para exceções. O que importa é o que você faz em uma base diária, não o deleite ocasional.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

6 comentários:

  1. Gostei das dicas, procuro seguir à risca no meu dia a dia uma alimentação balanceada priorizando verduras, legumes, proteínas e muitas frutas.
    Grande abraço
    Janeisa

    ResponderExcluir
  2. oBRIGADA PELAS ORIENTAÇÕES.SOU MEIO " NATUREBA" a anos
    e tenho tido bons resultados.A gente é o que come!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas Catarino!
    Eu não como carne, então troco por soja, tem muita gente que faz nojinho pra soja, mas eu acho muito gostoso! Não consigo comer carne, só o cheiro dela já me faz mal!
    Saladas como de monte, e sempre vário em meu cardápio!
    Mas confesso que como muita batata, eu adoro! Tenho que diminuir um pouco no consumo de batatas!
    Peixe como 1 vez por semana, tenho que aumentar a dose! hehehe
    Uso óleo de oliva em todas as refeições, acho fundamental!
    Sempre como aveia, no café da manhã com frutas!
    Nunca tomei o chá verde, tenho curiosidade em saber o seu gosto! Vou tentar achar aqui na cidade e comprar! Geralmente tomo suco de laranja durante o café da manhã, creio que também faz bem a saude!

    ResponderExcluir
  4. Preciso rever meus hábitos alimentar
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  5. Oi Catarino,
    Minha esposa publicou este artigo no UTILDICAS.
    Veja aqui:
    http://utildicas.blogspot.com/2010/05/regras-alimentacao-saude-evitar-cancro.html

    Abraço,
    Miguel (Utilnet)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts