Sal na alimentação, o vilão da saúde.

By
Sal na alimentação, o vilão da saúde


O sal em excesso na alimentação é o grande vilão da saúde de homens e mulheres. Diminuir seu consumo é a recomendação de todos os médicos, mas esse ato não é dos mais fáceis. O sal não está presente só no saleiro, seu componente mais nocivo, o sódio, é usado em muitos alimentos e seu consumo pode ocorrer sem mesmo sabermos.

O corte do consumo de sódio deve começar pelo próprio sal, a primeira medida e afastar da mesa o famoso saleiro e na hora de preparar os alimentos diminuir a quantidade de sal. Eu sei por experiência própria, gostava da comida com bastante sal e quando resolvi mudar foi bem difícil, no início parecia que tudo não tinha gosto, mas com o tempo acostumamos o paladar e passamos a gostar do novo sabor.

Uma pesquisa americana, publicada no New England Journal of Medicine, mostrou que uma pequena alteração no hábito alimentar pode evitar milhares de mortes. Segundo o estudo, o corte de meia colherzinha de chá de sal por dia evitaria até 92 mil mortes por ano nos Estados Unidos.

A pesquisa se aplica também ao Brasil onde o consumo de sal está bem acima do recomendado. Em média, o brasileiro ingere diariamente 12 gramas de sal, quando o ideal é, no máximo, metade dessa quantidade. Esse consumo excessivo é um veneno para a pressão arterial. No Brasil são registradas mais de 300 mil mortes por ano de eventos cardíacos.

Para diminuir o consumo de sódio e melhorar a saúde é preciso uma mudança radical dos hábitos de alimentação. É preciso passar a ler os rótulos dos alimentos industrializados, principalmente: temperos prontos, mostarda e molhos para salada, congelados, pães doces, churrascos e embutidos. Todos esses produtos são feitos com a aplicação de muito sal e, consequentemente, de sódio.

A prefeitura de Nova York elegeu o sal como o inimigo número um da saúde e estabeleceu que uma redução de 25% na quantidade de sal nos produtos industrializados. Veja mais no site do caderno Donna do jornal Zero Hora.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

5 comentários:

  1. Olá, Catarino.

    Bom você citar que o sódio, componente do sal está em outros alimentos, o que compromete a saúde mesmo evitando o sal. Poucas pessoas sabem disso, apesar de os telejornais estarem aí alertando.

    E, como você falou, é preciso alterar radicalmente a alimentação se quisermos ter uma alimentação saudável.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. tenho uma alimentação extremamente regrada, até exagerada mesmo, porque não permito muitos prazeres como doces, choclates, carnes gordas, etc...e o sal é de fato, um grande vilão silencioso, digo silencioso, porque a maioria das pessoas desconhecem o mal que ele provoca.
    Grande abraço,
    Janeisa

    ResponderExcluir
  3. Acho que desse mal estou livre, pois uso pouquíssimo sal na cozinha há bastante tempo. Já me acostumei com o sabor e atualmente acho ruim alimentos muito salgados.

    ResponderExcluir
  4. Catarino,

    Eu uso pouco sal nos alimentos desde que o meu filho mais velho nasceu, portanto há mais de 16 anos. Neste momento nem consigo comer pratos muito salgados, mas quando resolvi mudar, também me custou um bocadinho. O facto é que apesar de todas as advertências, as pessoas continuam a abusar do sal.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  5. preciso rever meu consumo.
    Abraços forte

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts