Uso de salto alto por jovens prejudica a saúde.

By
Uso de salto alto por jovens prejudica a saúde

O salto alto é símbolo de elegância e sensualidade para as mulheres, mas seu uso constante pode prejudicar a saúde. Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, USP, comprova que o salto alto causa danos ao alinhamento postural e ao equilíbrio músculo-articular de meninas ainda em fase de crescimento.

O estudo examinou jovens entre 13 e 20 anos que tinham o hábito de usar salto alto pelo menos três vezes por semana por mais de quatro horas por dia durante um ano. Esse uso compromete a fase de crescimento ósseo e muscular e desencadeia alterações que, se não tratadas, podem resultar em lombalgias crônicas, dores no quadril que irradiam para outras partes do corpo e limitações de movimentos.

O uso do salto alto causa prejuízo em qualquer faixa de idade, mas é nos jovens que estão em fase de crescimento e com o corpo em formação que os efeitos são piores. Os principais problemas causados são:

- Pés e tornozelos – Os calçados de salto alto obrigam a flexão do tornozelo, causam a sobrecarga do antepé e o afastamento dos pés, provocando dores e disfunções nessas estruturas.

- Coluna – O salto alto promove o aumento da lordose lombar, ou seja, da curva existente na parte inferior da coluna, e posiciona a pelve em anteversão (bumbum empinado) deslocando o corpo para frente e provocando alteração postural.

- Jovens – Ficam mais próximos um do outro e passam a sofrer com dores decorrentes da sobrecarga. A rótula também padece porque é desviada para dentro.

- Marcha – Por causa da sobrecarga nas articulações, nos músculos e nos ossos, ocorrem mudanças no padrão do andar. Para se equilibrar, as usuárias diminuem o tempo em que o pé fica em contato com o solo durante a caminhada, sobrecarregando os músculos e comprometendo o alinhamento da coluna.

- Calcanhar – Fica virado para dentro, fazendo com que a usuária descarregue o peso do corpo na parte de fora dos pés.

Os especialistas recomendam que o uso do salto alto seja feito de forma não constante, alternando com o uso de outros calçados para que os efeitos nocivos sejam minimizados. E você, minha amiga visitante, já notou alguns dos problemas acima devido ao uso do salto alto? Deixe sua opinião que é muito importante para ampliar o debate.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

9 comentários:

  1. Bom dia Catarino, é uma pena que por causa da elegancia e p/ ficar alguns centimetros mais alta, algumas mulheres sacrifiquem a saúde e o bem estar do corpo. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sempre li e ouvi falar deste problema, mas, elas sempre desobedecem as regras de boa saúde.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito sim que faça mal, mas eu nao sei viver sem eles....

    ResponderExcluir
  4. Olá Catarino! Um post muito interessante que serve de alerta para as mulheres em geral.
    É uma pena que as mulheres dêem mais valor a estética do que a saúde. No mínimo deviam usar com moderação.
    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  5. Usam e teimam em usá-los mesmo sabendo das consequências que eles causam.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  6. Faz mal sim, mas a mulher fica linda de salto não é mesmo =) rs

    ResponderExcluir
  7. mas elas continuam usando...
    vaidade em primeiro lugar...

    ResponderExcluir
  8. Saltos altos são sexies e femininos e para serem usados por adultas e naum crianças.Pra mim isso é uma omissão pela parte dos pais.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Catarino

    É lindo
    mas eu não sei usar saltos
    Muito bom o texto
    beijos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts