A música no tratamento de Alzheimer.

By
Saúde Mental: A música no tratamento de Alzheimer.
Viver com saúde é uma necessidade das pessoas, mas há doenças que ainda não se conhece a causa e muito menos cura. Por isso é preciso que o tratamento amenize os sintomas. Um exemplo é a doença de Alzheimer que atinge os idosos e suas consequências afetam toda a família. Mesmo não havendo cura os tratamentos são feitos pela melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Agora um estudo afirma que cantar para idosos que sofrem com problemas de memória pode ajudá-los em novos aprendizados. Uma pesquisa da Universidade de Boston (EUA), publicada no periódico Neuropsychologia, deram a 13 idosos com doença de Alzheimer e a 14 idosos saudáveis as letras de 40 músicas infantis desconhecidas para ler. Parte dos idosos pôde ouvir as canções sendo tocadas. A outra parte apenas ouviu as letras sendo declamadas, sem ritmo.

Depois da experiência, os portadores de Alzheimer que tinham escutado a música conseguiram recordar 40% das letras, enquanto os que tinham apenas lido e escutado as rimas sem a melodia lembravam apenas 28%. Os voluntários saudáveis lembravam 80% das letras, independemente de terem ou não ouvido à canção.

De acordo com o pesquisador Brandon Ally, pouco se pode fazer para melhorar a capacidade de aprendizagem de pessoas com doenças mentais. Ainda não se sabe por que cantar ajuda, mas Ally diz que a música faz com que certas áreas do cérebro fiquem ativas, como o tecido subcortical. Talvez elas ainda não estejam tão afetadas pela doença.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Fonte: Caderno Vida do jornal Zero Hora.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

Um comentário:

  1. Muito legal esse tratamento para essa doença. Fico feliz em ver que tem pessoas trabalhando em cima disso.
    Abraço

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts