Trabalho infantil, uma doença social.

By
Dia Mundial Contra o trabalho infantil 2010
Neste doze de junho é o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil. O trabalho infantil é uma doença social, pois tira das crianças o direito de terem um crescimento saudável. As crianças que trabalham ficam expostas as intempéries e perdem o direito de estudar.

A campanha deste ano tem o lema "Marque um gol: erradique o trabalho infantil" e é patrocinada pela Organização Internacional do Trabalho.

Neste ano, a comemoração se dará apenas um mês após a Conferência Global contra o Trabalho Infantil, primeiro evento deste tipo nos últimos 10 anos, que ocorrerá nos Países Baixos. O Dia Mundial será uma oportunidade para dar seguimento ao que foi iniciado na Conferência, promovendo em nível mundial o movimento para eliminar o trabalho infantil. Nesse dia, é proposto:

- Renovada urgência para eliminar as piores formas de trabalho infantil;

- Promoção dos esforços locais e nacionais para o âmbito mundial das ações contra todas as formas de trabalho infantil, como parte das estratégias de redução da pobreza, proteção social e educação;

- Construção de um compromisso político e popular para o combate ao trabalho infantil, com parceiros sociais, tendo a sociedade civil um papel de liderança nos esforços para a conscientização.

O combate ao trabalho infantil é diretamente relacionado ao progresso da educação básica. De acordo com as mais recentes estimativas, 72 milhões das crianças mais jovens, das quais mais da metade é de meninas, e 71 milhões de crianças da faixa etária do ensino fundamental e médio não estão matriculadas. Além disto, muitas crianças que estão matriculadas não frequentam regularmente a escola. Deve haver um compromisso sério em nível global, nacional e local para assegurar que a educação alcance a todas as crianças até a idade mínima para trabalho e que haja oportunidades para aqueles que perderam a chance da educação formal.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Fonte: OIT 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com 
Conheça o SHOPPING DO CATARINO 
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

3 comentários:

  1. Amigo... concordo... trabalho infantil é o fim da picada... acho também que o compromisso de se combate-lo deve realmente ser levado a sério! digo isso por que muitas vezes a tarefa é dada a pessoas que não se importam, que apenas estão em um cabide de emprego e quem não merecem...
    Catarinho... seu trabalho no blog é fabuloso... estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  2. O assunto deveria ser levado mais a sério realmente, mas não é, nem pelos pais das crianças e nem por quem deveria combater o trabalho infantil. O incentivo em dinheiro dado, para que as crianças estudem, acaba sendo um gesto paternalista que só premia quem faz uso do dineiro, não para manter os filhos nas escolas, mas para ser a renda doméstica usada muitas vezes não pra prover, mas para manter vícios.
    Boa matéria...gostei.
    abração

    ResponderExcluir
  3. Muito bom levantar este assunto, eu acho uma tristeza ter tantas crianças ao redor do mundo trabalhando ao inves de brincar e estudar.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts