A medida do pescoço como indicador de saúde.

By
A medida do pescoço como indicador de saúde

Para viver com saúde é preciso estar atendo aos indicadores detectados por exames laboratoriais. Mas agora os médicos têm mais um item visível para verificar se seus pacientes estão dentro dos limites de gordura corporal. É a medida da largura do pescoço.

Pesquisadores identificaram uma medida mais precisa do que o índice de massa corporal (IMC) para prever o risco de obesidade, apneia (interrupções da respiração durante o sono) e hipertensão em adultos e crianças. De acordo com estudo publicado na revista Pediatrics, está comprovada a relação entre um pescoço mais largo e complicações relacionadas ao excesso de peso.

Foram avaliadas as medidas (altura, peso, cintura e pescoço) de mais de mil crianças e adolescentes nos EUA. O diâmetro do pescoço pode ser especialmente importante para a prevenção de quem tem gordura da cintura para cima.

Com base nesses dados, foram estabelecidas medidas-limite para separar crianças com mais ou menos risco de problemas ligados ao excesso de peso. Assim, um menino de dez anos com mais de 32 cm de pescoço tem 15 vezes mais chance de ter problemas. Os médicos argumentam que a medida do pescoço é mais precisa que o conhecido Índice de Massa Corporal (IMC), usado para classificar peso normal, soprepeso e obesidade.

A medida do pescoço já é usada para detectar gordura visceral em adultos. É a gordura que você não vê, ou é subestimada. A barriguinha do chope, da prosperidade. Muitos adultos com alto índice dessa gordura são homens com pernas finas, que parecem magros. Eles podem precisar mais de tratamento do que quem tem gordura em outros lugares.

A apneia, pausas na respiração durante o sono, também está ligada ao pescoço mais grosso, com gordura que comprime a faringe e dificulta a passagem do ar. Coisa que também leva à hipertensão à noite, que pode persistir no dia seguinte. A pressão alta foi observada também nas crianças avaliadas pelos pesquisadores.


Neste estudo, a circunferência média dos pescoços masculinos era de 40,5cm e dos femininos, 34,2 cm. Quanto maior a circunferência, maiores os fatores de risco.

Para cada quase 3 cm a mais de pescoço, os homens apresentavam 2,2 miligramas a menos de bom colesterol por decilitro de sangue (mg/dl) e as mulheres, 2,7 mg/dl. 


Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com 
Conheça o SHOPPING DO CATARINO 
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

6 comentários:

  1. Se medirem meu pescoço que é fino e não verem o meu exame de sangue.... kkkk... errarão!

    ResponderExcluir
  2. Catarino,muito relevante seu post,com saúde não se brinca.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Excelente, corri pra medir o meu, rsrsrsrsrsrs...
    Será qual é a medida das mulheres que está nos cinquenta.com????
    Beijos Catarino, saudades!!!

    PS: Vou postar no Eterno Aprendiz esses artigos, viu??
    Darei os créditos, claro.

    ResponderExcluir
  4. ola boa cutucada....mas cade as medidas ideiais pls.....como vou saber se estou bem?

    ResponderExcluir
  5. Marta
    Ótima observação, pesquisei e coloquei no último parágrafo.

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo

    Cada nova descoberta,
    abre em nossos pensamento
    novas janelas.

    Tudo é possível
    quando se tem um sonho

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts