A música clássica faz bem aos batimentos cardíacos.

By
Viver com Saude: A música clássica faz bem aos batimentos cardíacos

A música faz bem à saúde, pois alegra e distrai. A música clássica é recomenda para acalmar as crianças. Agora é divulgado um estudo em que diz que a música clássica é capaz de mudar a taxa de batimentos cardíacos tanto em pessoas saudáveis quanto em pacientes em estado vegetativo, sugerindo que ela pode afetar os sistemas neurais da emoção mesmo quando o pensamento consciente está ausente.

No estudo feito no Instituto Santa Anna, em Crotone, Itália, tocaram quatro músicas clássicas para 16 voluntários saudáveis enquanto mediam seus batimentos. A equipe repetiu o experimento com nove pacientes em estado vegetativo. Os pesquisadores também pediram a voluntários saudáveis para descrever as emoções que sentiam enquanto escutavam as músicas.

Os pesquisadores acreditam que a reação se origina em regiões inferiores do cérebro, que controlam emoções e respostas autônomas e podem permanecer ativos mesmo depois de lesões cerebrais extensas. Segundo Ashley Craig, neurocientista da Universidade de Sidney, na Austrália, o estudo é interessante, mas não mostra que pacientes em estado vegetativo sentem emoções como pessoas saudáveis. O estudo foi publicado no periódico “Clinical Neurophysiology.

As peças, de diferentes compositores, foram escolhidas devido a seus diferentes ritmos, fator que produz emoções tanto positivas e quanto negativas.

Músicas consideradas “positivas”, como o Minueto do Quinteto de Cordas em Mi Maior, de Boccherini, diminuíram a taxa de batimentos cardíacos, enquanto músicas “negativas”, como a Sexta Sinfonia de Tchaikovsky, aumentaram os batimentos.


Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com 
Fonte: Caderno Vida do jornal Zero Hora.
Conheça o SHOPPING DO CATARINO 
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

2 comentários:

  1. Catarino
    A música é tão importante em nossa vida que sempre estamos envolvidos com ela.
    As canções de ninar, as cantigas de roda, os hinos nas igrejas.
    Existe a musicoterapia que consegue ajudar inúmeras pessoas trazendo um grande bem estar.
    Gosto muito de música clássica especialmente se estou com dificuldade para relaxar.
    Lendo seu artigo, entendi melhor o porquê.
    Grata por sua informação
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. hi friend, It's cool blog. care for link exchange? just visit http://baim-metalcore.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts