O guaraná no tratamento pós quimioterápico.

By
O guaraná no tratamento pós quimioterápico.
O Guaraná é um arbusto originário da Amazônia, encontrado no Brasil e Venezuela, cultivado principalmente no município de Maué AM e na Bahia. Seu nome científico é Paullinia cupana Kunth e pertence à família Sapindaceae. O nome Paullinia foi atribuído por Lineu ao gênero a que pertence o guaraná em homenagem ao médico e botânico alemão Simon Pauli. É também conhecido por uaraná, narana, guaranauva, guaranaina.                      

O seu fruto possui grande quantidade de cafeína (chamada de guaraína quando encontrada no guaraná) e devido a suas propriedades estimulantes é usada na fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes. Tem casca vermelha e quando maduro deixa aparecer a polpa branca e suas sementes, assemelhando-se com olhos. Na região próxima ao município de Maués, onde é cultivada, os índios da nação saterê-mawé têm lendas sobre a origem da planta.

Planta bastante utilizada como estimulante, o guaraná pode ser utilizado para combater a fadiga que afeta entre 50% e 90% das mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico.

Um estudo do Hospital Albert Einstein e da Faculdade de Medicina do ABC, ambos de São Paulo, avaliou 75 pacientes, divididas em dois grupos, durante 21 dias: um recebeu 50 miligramas de extrato seco de guaraná (Paullinia cupana) duas vezes ao dia, e o outro, placebo.

Como resultado, apurou-se que 66% das pacientes do primeiro grupo relataram melhora, contra 13% do grupo controle. Algumas voluntárias se queixaram mais de insônia no início, mas o sintoma melhorou depois.


Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com 
Conheça o SHOPPING DO CATARINO 
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

2 comentários:

  1. A cada dia ficamos sabendo mais sobre a fitoterapia e suas propriedades, isso deixa-nos muito otimista com os estudos da nossa flora e fauna.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Catarino,que noticia maravilhosa,um fruto típico de nosso pais sendo utilizado para ajudar os pacientes que fazem quimioterapia.É a floresta a serviço de nós.
    bjos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts