5 de agosto de 2010

12 Dicas para ter vida longa e saudável. Dia Nacional da Saúde.


 
12 Dicas para ter vida longa e saudável. Dia Nacional da Saúde

No dia 05 de agosto é comemorado o dia nacional da Saúde. Para comemorar essa data estou publicando abaixo as 12 regras para ter uma vida longa e saudável.

1 - Comer bem: Comer melhor: O cuidado com o que vai no seu prato é um dos pontos centrais para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.

2 - Dormir bem: Durma bem: Repor as energias do dia com uma boa noite de sono é mais do que importante, é essencial! Um estudo da American Academy of Sleep comprovou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade.

3 - Fazer exercícios: Mexa-se. Os benefícios da atividade física para a saúde do organismo somam uma lista extensa. Dizer não ao sedentarismo significa afastar de perto doenças como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de dar mais disposição e energia. Para colher todos esses benefícios, basta andar.

4 - Não ficar muito tempo sentado no trabalho: Levante-se da cadeira. A Sociedade Americana de Câncer descobriu que não é apenas a falta de atividade física que pode encurtar a vida, mas também a grande quantidade de tempo gasto sentado. Tudo porque quando ficamos frequentemente sentados e por muito tempo o nosso metabolismo se altera e influencia em fatores como colesterol alto e repouso da pressão arterial, que são indicadores da obesidade, problemas cardiovasculares e outras doenças crônicas. Por isso, nada de ver a vida passar da cadeira.

5 - Perder peso: Dê olho na balança. Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, e a prática de exercícios físicos regulares vão te ajudar a manter o peso ideal. O sobrepeso e a obesidade, além de elevar os riscos de diabetes, derrame, hipertensão e apneia, estão por trás de 30% dos casos de câncer, de acordo com dados levantados pela União Internacional de Combate ao Câncer (UICC). Por isso, a regulação da dieta é fundamental. Além de melhorar a saúde e a autoestima, a perder peso também favorece a memória, segundo pesquisas feitas pelo Hospital das Clínicas, de São Paulo.

6 - Evitar o estresse: Controle os nervos. Apesar de não ser considerado doença, o estresse pode favorecer o aparecimento de doenças psico-fisiológicas e, por isso, precisa ser observado e controlado. "Quanto maior for o nível de estresse, maior será a deteriorização física e psicológica da pessoa", mostra a psicóloga Sandra Leal Calais, da Unesp. O estresse também é fator de risco para os problemas do coração. Foi o que concluiu uma grande pesquisa feita em Campinas e São Paulo pela Secretaria do Estado da Saúde. Entre as mais de 100 mil pessoas analisadas, 46,8% sofriam algum tipo de estresse e tiveram seus níveis de problemas cardiovasculares aumentados.

7 - Cultivar o bom humor: Sorria para a vida. Nada melhor do que o humor para combater os percalços que aparecem. O bom humor pode manter as pessoas saudáveis e aumentar as chances de uma vida longa.

8 - Respirar bem: Respire bem. Separar uns minutinhos para prestar atenção na respiração pode ser a receita ideal para combater os desgastes mentais e físicos e, até a insônia, aumentando assim a sensação de bem-estar.

9 - Não fume: Apague o cigarro. Por falar em respiração, não é só da sua que você precisa cuidar não. Já parou para pensar que seu cigarro causa males terríveis ao seu organismo, mas também das pessoas ao seu redor.

10 - Ter bons amigos: Cultive bons amigos. Que o homem não é uma ilha você já sabe. Conseguimos sentir de longe os benefícios que a convivência com pessoas queridas nos traz. Mas, ter uma boa rede de amigos pode ser mais importante do que você imagina.

11 - Tenha uma vida sexual ativa: Sexo do bem. Ter uma vida sexual saudável também traz muitos benefícios à saúde. Um estudo realizado pela Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, sugere que fazer sexo com certa frequência diminui os riscos de infarto fatal.

12 - Aprenda a gostar de você: Trabalhe o seu autoconhecimento e sua autoestima para viver melhor.

As dicas acima foram publicadas no site MSN Corpo e Saúde e lá você poderá ler as dicas completas, aqui coloquei só um resumo. 



Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO 
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

5 comentários:

Floricultura Multiflora Fernandopolis disse...

Catarino suas dicas são muito valiosas, em determinado fase da vida quase nos esquecemos de praticar bons hábitos e nos dedicamos somente ao trabalho e em realizar conquistas, deixando de lado nosso bem mais precioso, a saúde.
Excelente postagem,
abraços,
Vitor.
http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com

personalescritor disse...

É sempre bom lembrar o que devemos fazer e o não devemos fazer para ter saúde.

Agradeço sua colaboração.

lucidreira disse...

É mesmo, se seguir estas regras ditas e listadas teremos uma vida saúdavel e melhor.
Parabéns pelo dia e pala postagem.
Abraço

Eliza disse...

Pena que fatores como ter uma vida sexual ativa não dependem só da gente, não é? Rs ;) Bem, peço licença pra deixar uma ótima dica a todos que gostariam de curtir um bom Day Spa, pra ter mais saúde ainda e menos estresse: o Spa Otris, de Sampa, está com promo (só hoje) de Day Spa de 355 por 89 reais. Promo especial de dia dos pais. Presentão. Beijos a todos. http://blog.otris.com.br/

Mamãe caprichosa disse...

Oi Catarino!!
Dicas preciosas.A saúde é tudo! Se ela vai bem...ótimo, senão....quantos transtornos em nossas vidas!
Abs
Carla

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Tecnologia do Blogger.