Fazer exercícios reduz o uso de medicamentos.

By
Fazer exercícios reduz o uso de medicamentos.

Para viver com saúde é preciso cuidar do corpo desde jovem, alimentar-se com cuidado e praticar exercícios. Se começarmos cedo quando chegar a idade avançada estaremos preparados e muito mais fortes. Segundo a reportagem abaixo, publicada no caderno vida do jornal Zero Hora, a prática de exercícios melhora a saúde e ainda diminui a necessidade de medicamentos.

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo reforça a ideia de que a atividade pode prevenir doenças ou ajudar no tratamento. Como os remédios, os exercícios precisam de prescrição médica. Idosas que se exercitam regularmente consomem, em média, 34% menos remédios do que as sedentárias.

O estudo acompanhou 271 mulheres com mais de 60 anos, muitas delas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Foram consideradas ativas aquelas que praticavam mais de 150 minutos de exercício por semana. As sedentárias não ultrapassavam 10 minutos.

A atividade física pode estar fazendo um pouco o papel dos remédios diz o educador físico Leonardo da Silva, autor da pesquisa.

Estudos mostram que um idoso com doenças crônicas consome entre quatro e cinco remédios por dia.

Pessoas ativas têm menos risco de insuficiência cardíaca, diabetes e doenças respiratórias – afirma José Kawazoe Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

O tipo e a quantidade de exercícios devem ser prescritos em função do perfil do paciente e do objetivo. Se a dose for baixa demais, não terá efeito. Se for excessiva, há risco de lesões e até de morte súbita.

Um programa para quem quer perder peso é bem diferente daquele para quem precisa controlar a pressão alta. Jovens saudáveis também devem fazer uma avaliação médica antes de começar.

A combinação perfeita é ir ao médico regularmente, cuidar da alimentação e fazer exercícios. Começar cedo e assim permanecer durante toda a vida, pois viver bem é poder fazer de tudo mesmo na idade mais avançada.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

2 comentários:

  1. bem guri acredito plenamente em seu post
    a pessoa q se exercita é uma pessoa mais ativa
    tem mais força de vida, as 3 dicas são muitas validas
    ir ao medico regularmente, cuidar da alimentação e praticar exercicios dicas basicas

    bjim guri

    ResponderExcluir
  2. Catarino,

    Fazer exercícios é tão eficaz que pode reduzir em até 100% o uso de medicamentos. O difícil é combinar tudo: exercícios + alimentação balanceada (comer como um passarinho, só não precisa incluir o alpiste... rs) + uma boa noite de sono + pelo menos 2 litros d'água/dia. Além disso, cortar drasticamente os doces ou o açúcar. Tudo isso dito pelo nosso médico.

    Eu e a Sonia estamos pensando seriamente... em trocar de médico.

    Muito bom artigo.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts