Viver com Saúde é incentivada em Ijuí RS.

By
Viver com Saúde é incentivada em Ijuí RS.


A cidade de Ijuí no RS está propondo à população uma campanha de vida mais saudável. Para alcançar esse intento está incentivando que cada cidadão adote novos hábitos e para isso criou a seguinte relação:

- Ampliar o tratamento na merenda escolar, reduzindo o sobrepeso dos alunos.

- Incentivar que a população vá a pé para o trabalho ou utilize bicicletas. Para isso, a coordenadoria de trânsito estuda a possibilidade de ciclovias. Além de ajudar na saúde, a medida iria desafogar o trânsito.

- Pintar em locais públicos, como quadras, metragens no chão, para que as pessoas saibam quanto já se exercitaram. Além disso, pintar jogos lúdicos, como amarelinhas, para que as crianças possam brincar enquanto os pais exercitam-se.

- Em feriados e determinados momentos dos finais de semana, fechar as ruas em torno da Praça da República, incentivando atividades de lazer.

- Realizar atividades físicas, como alongamentos, antes dos encontros promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, como nas reuniões de Clubes de Mães.

- Apoiar caminhadas orientadas por profissionais com pacientes de unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

- Promover eventos, como maratonas.

- Incentivar a criação de hortas comunitárias e hortas familiares.

- Duas academias ao ar livre já foram instaladas, uma na Praça da República, no Centro, e outra no bairro Storch. Ambas contam com monitores e com estagiários de fisioterapia, que prestam auxílio a comunidade de forma gratuita.

O gaúcho em geral tem péssimos hábitos alimentares e nas cidades não há muito incentivo à prática de exercícios físicos. Na maioria das cidades do interior não há parques e locais públicos para que a população possa se exercitar.

Quando eu morava em Pelotas, RS, havia uma avenida com um canteiro central muito grande e nele havia a instalação de comércio informal. O prefeito queria tirar as bancas lá instaladas e fez uma enquete para que a população dissesse o que queria que fosse feito com o local. Eu acreditava que a população fosse pedir a transformação em uma área de lazer e o item que ganhou foi a transformação em estacionamento. Não sei se foi feito isso, pois saí de lá há alguns anos.

Isso significa que a população nem sabe que necessita de locais para praticar exercícios e por isso é muito importante que as autoridades façam campanhas como esta proposta pela cidade de Ijuí.

Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Fonte: Jornal Zero Hora
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

Um comentário:

  1. bah guri
    grande verdade
    nos gauchos temos habitos alimentares
    nada bom
    todo fim tem q ter churrasco senaum num é find e claro tem q ter carne gorda hehe

    muito tri a iniciativa
    bjim guri

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts