Veneno de peixe no combate à Asma.

By
Viver com Saúde. Veneno de peixe no combate à Asma

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, que resulta na redução ou até mesmo obstrução no fluxo de ar. Sua fisiopatologia está relacionada a interação entre fatores genéticos e ambientais que se manifestam como crises de falta de ar devido ao edema da mucosa brônquica, a hiperprodução de muco nas vias aéreas e a contração da musculatura lisa das vias aéreas, com consequente diminuição de seu diâmetro (broncoespasmo).

As crises são caracterizadas por vários sintomas como: dispneia, tosse e sibilos, principalmente à noite. O estreitamento das vias aéreas é geralmente reversível, porém, em pacientes com asma crônica, a inflamação pode determinar obstrução irreversível ao fluxo aéreo. As características patológicas incluem a presença de células inflamatórias nas vias aéreas, exsudação de plasma, edema, hipertrofia muscular, rolhas de muco e descamação do epitélio. O diagnóstico é principalmente clínico e o tratamento consta de medidas educativas, drogas que melhorem o fluxo aéreo na crise asmático e anti-inflamatório, principalmente a base de corticoides.

Um estudo de uma droga desenvolvida a partir do veneno de um peixe chamado niquim (encontrado nas regiões Norte e Nordeste do país) é a nova descoberta do Instituto Butantan, de São Paulo, no combate à asma. E com a vantagem de não apresentar os mesmos efeitos colaterais dos corticoides, medicamentos mais usados hoje contra a doença.

Os corticoides são muito bons, mas não podem ser usados continuamente por causa dos efeitos colaterais. A vantagem do novo produto é que é natural, fácil de ser feito, brasileiro, e sem os efeitos colaterais. Agora o medicamento entrará em fase de testes em um laboratório.

Essa descoberta é muito importante, pois o número de asmáticos vem crescendo muito no Brasil nos últimos 20 anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, são 15 milhões de pessoas sofrendo com a doença. Trata-se de uma enfermidade inflamatória que recebe muita influência ambiental. A poluição das grandes cidades piora o quadro.

Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Fonte: Wikipedia e Caderno Vida do jornal Zero Hora.
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts