Apneia do Sono prejudica a saúde.

By
Viver com Saúde: Apneia do Sono prejudica a saúde.


Para ter uma vida saudável é preciso ter uma boa noite de sono, há muitos problemas que afetam o sono e o sono afetado causa outros males a saúde em geral. Pesquisadores do Instituto do Coração, de São Paulo, propõem que a apneia do sono (1) (interrupções na respiração) seja considerada mais um componente da síndrome metabólica (2) – condição associada a um risco elevado de doenças cardiovasculares . Os cientistas descobriram que a maior parte das pessoas com a síndrome tem apneia, apesar de não suspeitar. A presença da apneia poderia aumentar ainda mais o risco de acidentes vasculares cerebrais e infartos nesses pacientes.

O estudo, publicado na revista PLoS One, examinou 152 pacientes com síndrome metabólica por 14 meses. Todos foram submetidos a polissonografias, mesmo quando não havia sintomas que recomendassem o exame. A conclusão: 60,5% deles também sofriam de apneia. A maior parte desconhecia o problema.

Especialistas alertam que muitos participantes não sentiam sonolência diurna e, por isso, não sabiam que sofriam de apneia do sono.

A apneia do sono não é só um coadjuvante, agravando o quadro geral. Os pesquisadores analisaram, no sangue, a presença de substâncias associadas à síndrome metabólica – triglicérides e açúcar – e a marcadores inflamatórios que aumentam o risco cardiovascular (a proteína C reativa e o ácido úrico). Nas pessoas com apneia, os níveis dessas substâncias eram maiores que nos pacientes com síndrome metabólica e sem apneia. O resultado ratifica a tese de que pacientes com apneia podem correr um risco maior de complicações cardiovasculares, como AVC e infarto.

Já se suspeitava da correlação entre síndrome metabólica e apneia. Estudos anteriores tentaram avaliar a prevalência de condições como a obesidade, o diabetes e a hipertensão – que acompanham a síndrome – em pacientes com diagnóstico prévio de apneia. Os pesquisadores do Incor realizaram a análise inversa: investigaram a prevalência da apneia do sono em pessoas que já tinham diagnóstico da síndrome.

(1)        A apneia do sono é um problema respiratório que ocorre no momento em que estamos dormindo. São interrupções breves e repetidas da respiração, com duração de pelo menos 10 segundos. Em média, ocorrem mais de cinco episódios por hora de sono.

Sintomas: durante o sono, podem ocorrer sono agitado e intermitente, ronco, tendência para dormir em posições anormais, acordar frequentemente de noite e paradas na respiração. Ao longo do dia, irritação excessiva, agitação, sonolência e cansaço, falta de atenção e fraco aproveitamento escolar.

(2) Síndrome metabólica: Trata-se do quadro em que o paciente apresenta pelo menos três das seguintes condições: Obesidade, Pressão alta, Diminuição do colesterol bom, Aumento dos triglicérides e Resistência à insulina.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Fonte: Caderno Vida jornal Zero Hora. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com 
Conheça o SHOPPING DO CATARINO 
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

3 comentários:

  1. Artigo interessante, mas gostaria de saber mais de como evitar o ronco.
    Um abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Acho que sob determinadas condições anatômicas do paciente, não há como evitar o ronco, sem recorrer a tratamentos alternativos com medicamentos ou até intervenção cirurgica...

    É procurar um médico especiallizado!

    Estou à disposição!

    http://ebraelshaddai.blogspot.com/

    Abçs!

    ResponderExcluir
  3. Excelente e informativa materia.

    Eu já vi criança roncando e mal acreditei, nem podia dizer que ela estava gorda, nada, magrinha e lá... roncando. Provalvemente, tem algum problema.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts