Dicas de Saúde. Saiba evitar o Câncer de Mama.

By

Dicas de Saúde. Saiba evitar o Câncer de Mama.


Viver com saúde é ter conhecimento sobre as doenças e como evita-las. O câncer de mama precisa ser diagnosticado cedo para aumentar as chances de cura. Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.


No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. 

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.

Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.

A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia.

O INCA não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.

Evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para a detecção precoce e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Além disso, traz consequências negativas, como aumento do número de biópsias de lesões benignas, falsa sensação de segurança nos exames falsamente negativos e impacto psicológico negativo nos exames falsamente positivos.

Portanto, o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado  para essa atividade.

Para tentar reverter essa situação e aumentar a sobrevida das mulheres o INCA lançou sete dicas que devem ser seguidas no combate ao câncer de mama. As dicas são:

1 – Ter amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama;

2 – Estar alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procurar avaliação médica;

3 – Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas tem direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias;

4 – As mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia a cada dois anos;

5 – O serviço de mamografia deve participar de programa de qualidade em mamografia. A qualificação, quando obtida, deve ser exibida em local visível às usuárias;

6 – Manter o controle do peso corporal e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de prevenir o câncer de mama e

7 – A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, deve ser feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.





Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Fonte: Site INCA
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

7 comentários:

  1. Como sempre amigo, utilizando este meio magnífico de comunicação para passar informações importantíssimas para a saúde.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Catarino tenho uma parente que passou por este problema, o trauma deixado na mulher é terrível.
    Bom mesmo é diagnosticar a tempo e evitar problemas maiores.
    Abraços,
    Vitor

    http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Otimas e oportunas dicas, precisamos estar vigilantes e ainda por cima, passar as informações adiante!

    ResponderExcluir
  4. Catarino, em maio perdi um tia com esse mal. ela fazia a terapia de reposição hormonal. Desde que a doença surgiu, ela sofreu por dois anos. Foi muito triste.

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelas dicas.Toda mulher precisa estar antenada a este assunto,pois,infelizmente,a maioria de nós vai ter um dia.Uma amiga minha,que é médica,disse que a maioria das mulheres vai um dia ter câncer de mama,pois o próprio organismos produz uma glândula que pode transformar-se em nódulo.Portanto,todas nós,precisamos vigiar e estar muito atentas para qualquer coisa estranha em nosso corpo.E também precisamos nos preparar,conhecer médicos,hospitais,exames.Quero deixar aqui um link que pode ajudar a todas.

    http://bit.ly/9iUFJO

    ResponderExcluir
  6. Para evitar o câncer de mama o diagnóstico precoce é essencial. Daí a importância do auto exame, sempre!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das informações, pois minha namorada já teve tumor no seio e por isto buscamos agora saber o máximo possível de como prevenir e evitar tumores de câncer malignos. Acreditamos que a prevenção seja o caminho para a saúde. Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts