Dica de Saúde: Sal em excesso igual a pressão alta.

By
Dica de Saúde: Sal em excesso igual a pressão alta.

Mesmo com toda a divulgação de que o sal prejudica a saúde as pessoas não estão preocupadas, vejo que o saleiro é usado normalmente nas refeições. A maioria das pessoas não está preocupada com o consumo excessivo de sal e também não medem sua pressão para saber se estão com pressão alta ou não. A pressão alta causa muitos problemas de saúde e o consumo de sal pode, além de aumentar a pressão, causar diversos outros males, principalmente para o funcionamento dos rins.

A hipertensão arterial (HTA), hipertensão arterial sistêmica (HAS) conhecida popularmente como pressão alta é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, aferida com esfigmomanômetro (aparelho de pressão) ou tensiômetro, tendo como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o fumo e outras causas. Pessoas negras possuem mais risco de serem hipertensas. A sua incidência aumenta com a idade, mas também pode ocorrer na juventude.

O uso de sal light no lugar do sal de cozinha ou a substituição do saleiro na mesa por temperos à base de ervas podem ser boas alternativas para quem sofre de pressão alta. No entanto, não são apenas os hipertensos que se beneficiam com essas mudanças.

Segundo especialistas, o excesso de sódio no organismo – a substância é um dos principais componentes do sal refinado – aumenta a pressão arterial. Portanto, o consumo exagerado de sal aumenta os riscos de pessoas saudáveis desenvolverem hipertensão.

Apesar de ser uma doença de base genética, a hipertensão está associada a alguns fatores de risco, como o consumo exagerado de sal e de álcool e a obesidade. Os hipertensos têm mais chances de ter acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto.

Brasileiros costumam colocar muito sal na comida. Enquanto o índice diário tolerável de sal para pessoas saudáveis é de cinco a seis gramas, costumam ingerir 12 gramas. O crescimento do consumo de produtos industrializados também traz mais sódio à dieta. Embutidos e enlatados devem ser evitados.

Diminua o uso de sal optando por temperos como manjericão, orégano e cebola. O sal light é uma opção para os hipertensos, pois substitui parte do sódio por potássio. Já o sal marinho e o sal grosso não podem ser substitutos, pois possuem quantidade de sódio similar à do sal refinado.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Fonte: Caderno Vida do jornal Zero Hora e Wikipedia
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

4 comentários:

  1. Realmente, tive uma alta e estou com um controle maior, a coisa ficou meia esquisita.
    Muito boa matéria.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Pois é,
    Fico pensando porque nós não cuidamos a tempo da saúde. Esperamso o problemas aparecer ou mesmo agravar, pra depois cortar o que faz mal.
    Como o humano é difícil.

    ResponderExcluir
  3. A boa notícia é que o governo fez um acordo com a indústria alimentícia para reduzir o teor de sódio de seus produtos. Para quem não sabe, os alimentos industrializados são responsáveis por cerca de 80% do sal que consumimos.

    ResponderExcluir
  4. Catarino
    que informações importantes.
    Infelizmente, até crianças já são vítimas deste problema terrível
    boa semana.
    abraço.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts