Mente estressada pode adoecer o corpo.

By
Mente estressada pode adoecer o corpo.

Na vida diária estamos constantemente expostos a situações estressantes que podem causar modificações emocionais. Não é raro pessoas sob muita pressão perceberem manifestações físicas involuntárias, como dor de barriga, calor, travamento dos dentes, insônia, síndrome do pânico, impotência sexual, dentre outras.  O acúmulo de responsabilidades, problemas e preocupação em excesso pode adoecer o ser humano. 

Segundo o psiquiatra do Hospital Daher, Ricardo Brasil, a dor é uma comunicação da mente com o organismo. “Quando a pessoa vive em constante estresse, pode sentir reflexos no corpo, numa tentativa do cérebro de desviar-se dos problemas. Psiquicamente, pode ser interpretado como um pedido de socorro”. De acordo com o médico, existem estudos que buscam comprovar a relação de doenças com o estresse.

“Uma mente estressada pode ser comparada a um corpo que corre incessantemente. Só que correr o tempo todo, desgasta o físico, da mesma maneira que o estresse desgasta a mente”. O estresse interfere na saúde física e pode até agravar doenças pré-existentes. Segundo o doutor Ricardo, o estresse é uma doença antiga e há séculos é responsável por mascarar doenças. “Independente do tipo da doença, o estresse tem o poder de agravar o diagnóstico e dificultar o tratamento”, disse o médico. 

Cada indivíduo interpreta os problemas e pressões cotidianas de forma diferente. A personalidade é um fator determinante para superar as dificuldades ou fazê-las crescer. De acordo com Dr. Brasil, pessoas otimistas recuperam-se de doenças bem mais rápido, e melhor, em comparação às pessimistas. “O otimista adoece menos e responde melhor ao tratamento. Já para o pessimista, o problema dele é sempre pior e a dor é maior. Ele não sabe viver completamente são. É como se ele se sentisse mais seguro doente”, argumenta.

O estressado não consegue desfrutar as coisas boas da vida, como esporte, namoro, e viagens, pois está sempre ocupado com coisas “mais importantes”. Existem tratamentos farmacológicos para o estresse, mas o tratamento adequado consiste na busca do equilíbrio em todas as áreas. “Não podemos trabalhar demais e deixar de lado momentos de lazer. Devemos procurar o bem estar espiritual, mental e físico. Esse é o caminho para uma vida saudável”, afirma o médico.

O texto acima foi escrito pelo Dr. Ricardo Brasil e me foi enviado para ser publicado por: Ananda Moura Assessoria de imprensa/Hospital Daher imprensa@hospitaldaher.com.br
61 3248 5096

Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com 
Conheça o SHOPPING DO CATARINO 
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

6 comentários:

  1. Olá querido Catarino!
    Amigo,concordo plenamente com o médico.
    Faz mal e muito mal,eu tive stress a uns 3 anos atrás e fique dodói,fiquei em tratamento durante 8 meses,o médico ficou espantado por minha recuperação,mas eu sempre fui muito otimista e isso me ajudou muito.
    Jamais devemos ficar se fazendo de coitados por causa de uma doença,devemos sempre ter força para superar.
    Seu post é maravilhoso,vai ajudar muitas pessoas.
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

    ResponderExcluir
  2. Olá Catarino!

    É isso mesmo. Quando a cabeça não está em equilíbrio, desequilibra todo o nosso organismo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Exelente post. o corpo e a mente tem que estar em equilibrio.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Catarino, o médico está certíssimo. O problema é a gente se convencer e seguir os conselhos médicos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ah sem sombra de dúvidas,já tive esse problema e o médico me disse ou você diminui a carga de trabalho ou se não peça a conta porque você não vai aguentar, eu já estava diagnosticada com principio de estress, sabe o que eu fiz?Pedi pra ser mandada embora, não vale a pena, saúde mental em 1º lugar!

    ResponderExcluir
  6. OI catarino muito bom esse artigo que na verdade é um alerta para todos que ficam com suas mentes presas a tantas coisas, problemas e dificuldade. A definição que ele deu achei ótima, ja tinha lido algo parecido "Uma mente estressada pode ser comparada a um corpo que corre incessantemente. Só que correr o tempo todo, desgasta o físico" E preciso pausas!! Uma boa noite

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts