Saúde. Assistir TV por longes períodos causa doenças cardíacas.

By
Saúde. Assistir TV por longes períodos causa doenças cardíacas.

É incrível a quantidade de estudos em que associam uma atividade à probabilidade de vir a ter uma doença. O estudo abaixo diz que quem assiste mais de duas horas por dia de TV tem mais chances de desenvolver doenças cardíacas e de morrer de qualquer causa. Se isso for verdade a população toda terá a vida encurtada, pois é quase impossível assistir menos de duas horas por dia de televisão.

Se o problema é ficar parado, pois o estudo diz que ficar assistindo TV é que faz mal e não a alguma influência da própria TV, teremos problemas por ler, pois temos que ficar parado quando lemos nosso jornal, revista e livros. E nós blogueiros estamos em sério risco, pois além das leituras obrigatórias ficamos horas no computador. A notícia foi publicada no caderno Vida do jornal Zero Hora.

Pessoas que passam mais de duas horas por dia assistindo à TV ou sentadas de frente para uma tela de computador têm duas vezes mais chances de desenvolver doenças cardíacas e correm mais riscos de morrer, alertou um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology. Segundo os cientistas, o efeito foi o mesmo independentemente de quanto as pessoas se exercitaram, demonstrando que a forma como escolhemos passar nosso tempo livre fora do trabalho tem grande impacto na saúde.

– É tudo uma questão de hábito. Muitos aprendem a chegar em casa, ligar a TV e passar várias horas em frente ao aparelho. É conveniente e fácil. Mas fazer isso faz mal ao coração e à saúde em geral – disse Emmanuel Stamatakis, especialista em epidemiologia e saúde pública da University College de Londres, defendendo a adoção de diretrizes de saúde pública para alertar sobre os riscos de se permanecer inativo fora do trabalho.

O estudo destacou ainda que a maior parte dos adultos em idade produtiva passa longos períodos inativa enquanto viaja em meios de transporte ou mal sentados em uma mesa de escritório. Os pesquisadores estudaram 4.512 adultos que participaram da Pesquisa Escocesa sobre Saúde Domiciliar.

Quando os cientistas compararam os dados das pessoas que disseram ter gasto menos de duas horas por dia de seu lazer em frente a uma tela de computador ou de TV àquelas que passaram quatro ou mais horas por dia, eles descobriram um risco 48% maior de morte de qualquer causa. Entre aqueles que passaram duas ou mais horas por dia diante de monitores depois do trabalho, eles também descobriram um risco 125% maior de que venham a sofrer problemas cardiovasculares, como o ataque cardíaco. Essas associações foram independentes dos tradicionais fatores de risco, como tabagismo, hipertensão, índice de massa corporal, classe social e prática de exercícios.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

Um comentário:

  1. Olá Catarino!
    Eu penso que isso tem mais a ver com a imobilidade, do que com o facto de se ver TV ou estar no PC. Nós é que raramente balançamos o sedentarismo com algum exercício o que faz com que o nosso corpo se "esqueça" de certas funções. Depois é uma bola de neve. De qualquer modo eu penso que a TV para além dos malefícios à saúde física, cada vez trás menos valor à saúde mental.
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts