Crítica ao Serviço Público. Sou contra chimarrão no horário de serviço.

By
Crítica ao Serviço Público. Sou contra chimarrão no horário de serviço.
O chimarrão é uma bebida muito apreciada pelos gaúchos. Essa bebida precisa de tempo para ser consumida, pois é feita com água quente. Quem vem para o RS e por aqui fica algum tempo passa a gostar dessa bebida e se torna um consumidor. Para consumir o chimarrão ou mate, como também é conhecido, é feito uma roda e a cuia é passada para cada participante.
O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), parte da Bolívia e Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina. É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate e água quente. Embora a acepção mate seja castelhana, é conhecida popularmente no Brasil com o termo "chimarrão". (Wikipedia)
Mas o que quero falar é que o consumo do chimarrão não pode ser feito durante o expediente normal de trabalho. Conheço alguns locais em que os funcionários preparam todos os dias, pela manhã e pela tarde, o chimarrão e tomam durante o horário de expediente.
No meu entender isso diminui a produtividade e prejudica o cidadão que está esperando a solução para sua demanda. Quem trabalha em órgãos de apoio que não atendem diretamente ao público acredita que não tem importância seu hábito de tomar chimarrão no transcorrer do expediente, pois não sofre a pressão visual do cliente. Quem trabalha diretamente atendendo clientes não pode e nem tem como exercer essa atividade de tomar chimarrão, muitas vezes não consegue nem sair para tomar água.
As chefias deveriam inibir estas atitudes para que todos exerçam suas atividades sem desperdícios, porém muitas vezes isso causaria atritos e por isso esse costume vai se perpetuando. Para melhorar a integração, alguns chefes dão uma passada na sala onde o chimarrão está sendo tomado e participam também. Acredito que nem passa pela cabeça deles que esse costume causa grande desperdício de tempo.
O chimarrão é muito bom, mas devemos reservar este hábito para quando chegamos em casa e podemos desfrutá-lo com calma e tranquilidade. No trabalho é desperdício de tempo e faz as tarefas ficarem postergadas e por isso tudo é sempre muito demorado no serviço público.
Quando há uma reunião e nela é falado sobre a quantidade de trabalho atrasado que há no órgão a discussão sempre fica na falta de funcionários, ninguém fala nada na produtividade dos que estão lá lotados devido a várias atitudes e entre elas o hábito de consumir chimarrão no horário de expediente.
Qual sua opinião sobre esse assunto, se você for servidor público acha produtivo tomar chimarrão durante o expediente. Deixe sua opinião.


Central Blogs

Um comentário:

  1. Realmente esse costume não deveria ser permitido, assim como a "saida para o cigarro" e o "cafézinho de 10 minutos". O serviço público é cheio de preguiçosos e pessoas sem muita preocupação (eu disse que é cheio, não que todo mundo é), pois depois de lá dentro, sair é dificil. Na minha faculdade, é ridiculo o numero de pessoas que estudam com a ideia de se tornar um funcionario publico, porque sabe que a vida é mansa e o "trabalho é pouco". Um pensamento de universitario ser assim, já mostra o tanto que o Brasil tá perdido...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts