Muitas pessoas sofrem de fibromialgia e essa doença é de difícil diagnóstico. Até ser ter a doença confirmada o portador sofre muito. Agora é divulgado um estudo em que associa a prática de exercícios com a menor possibilidade de vir a ter a doença e de diminuir seus sintomas.
A fibromialgia é uma síndrome dolorosa não-inflamatória, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, cansaço e dor em pontos dolorosos específicos sob pressão (pontos no corpo com sensibilidade aumentada ou tender-points).
A palavra Fibromialgia deriva do latim fibro (tecido fibroso: tendões, fáscias), do grego mio (tecido muscular), algos (dor - algoz) e ia (condição). É entidade nosológica reconhecida desde meados do século XIX com outras denominações - fibrosite, dor muscular crónica, reumatismo psicogênico, mialgia por tensão, ou mesmo confundida com sintomas de somatização.
Pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia concluíram um trabalho estabelecendo uma relação entre a prática de exercício físico e o risco de desenvolver a fibromialgia. Durante 11 anos, 15.990 mulheres foram acompanhadas pelos pesquisadores. As que relataram se exercitar quatro vezes por semana apresentaram um risco 29% menor de desenvolver fibromialgia em comparação com as mulheres inativas.
Resultados semelhantes foram encontrados na análise da combinação de informações sobre a frequência, a duração e a intensidade dos exercícios. As mulheres que praticavam mais exercícios apresentaram um risco menor de desenvolver o problema.
– O exercício físico regular, além de melhorar o condicionamento físico do paciente e possibilitar um emagrecimento saudável, pode servir também como “um amortecedor” contra a perpetuação dos sintomas músculo-esqueléticos que, eventualmente, conduzem ao desenvolvimento de fibromialgia – explica o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo).
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Fonte: Caderno Vida do Jornal Zero Hora
Wikipedia
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO

Oi Catarino, e o que se faz quando a fibromialgia já está instalada?
ResponderExcluirUm abraço,
Jorge Purgly
Jorge
ResponderExcluirPelo que li as pessoas que já tem a doença também são beneficiadas com o exercício, deve seguir recomendação do médico e do fisioterapeuta.
Catarino,
ResponderExcluirMuito interessante a relação do exercício físico com esta doença. Excelente artigo.
Abraços
Olá Catarino!
ResponderExcluirNão tinha sequer o conhecimento desta doença, agora sei até como preveni-la!
Artigo de utilidade pública, muito bom!
Um grande abraço do seu novo seguidor.
interessante esse post, não conhecia direito sobre fibromialgia e seus sintomas!
ResponderExcluirGostaria que conhecesse meu blog http://artegrotesca.blogspot.com
bjos
Essa pesquisa foge a realidade de alguns que tem fibromialgia e que antes da doença eram ativas e dinâmicas, hojem vivem aprisionadas em um corpo doente e que apesar de sentir um alivio com os exercícios fisicos continuam muito doentes
ResponderExcluirSou portadora de Fibromialgia e posso afirmar que é MUITA DOR,quanto mais vc se stressa mais dor senti,o exercicio fisico realmente é bom mas com dor quem tem coragem de fazer???Temos que aprender a conviver com a fibromialgia.
ResponderExcluirOlá, blogueiro(a)!
ResponderExcluirDia 31 de janeiro foi Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Se antes a doença assustava portadores e suas famílias, hoje ela tem tratamento e cura!
Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar informações sobre a doença. Se tiver interesse em colocar o selo da campanha em seu blog, entre em contato com comunicação@saude.gov.br.
Para saber mais sobre hanseníase, acesse: http://bit.ly/dZFocW
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde
Catarino
ResponderExcluirtenho fibromialgia e como disse a Telma, realmente dói muito.
o pior de tudo é que mesmo com dor, é necessária a atividade física.
É preciso muita força de vontade para contornar o problema.
abração.
te espero na blogagem coletiva.