Serviço Público. Contratação de Estagiários.

By
Critica ao Serviço Público. Contratação de Estagiários.

Uma crítica que quero fazer, e que pode render uma polêmica, é sobre a contratação de estagiários no serviço público. Alguns órgãos, como o INSS, têm uma grande quantidade de estagiários trabalhando.
Quando um estagiário é contratado em uma empresa privada há a esperança de que se torne um empregado. A empresa investe nele e ele tenta ter o melhor desempenho para ser contratado no final do estágio ou até antes.
Quando um estagiário é contratado no serviço público ele sabe que não será aproveitado de maneira nenhuma, por mais que seu desempenho seja excelente e nem o órgão quer treiná-lo com excelência, pois sabe que logo deixar a função e terá que começar tudo de novo.
A própria contratação é complicada, pois a idade mínima é 16 anos, e para que possa trabalhar pelo prazo máximo, dois anos, teria que entrar estando cursando o 1º ano do ensino médio. Ocorre que os melhores alunos, com 16 anos, já estão no 2º ano e assim terão menos tempo disponível antes de terminarem o ensino médio. Com isso são contratados os alunos menos brilhantes e que, por consequência, seu desempenho não é dos melhores. Claro que sempre há exceção.
Outro fator que faz com que os estagiários tenham pouco interesse em trabalhar no serviço público é o valor muito baixo da bolsa oferecida. Como são pessoas carentes ficam de olho nas oportunidades de emprego que aparecem e, justamente os melhores, acabam saindo para outros empregos ou até outros estágios, que oportunizem uma efetivação futura.
Assim, o público cliente, é sempre atendido por uma pessoa de parcos conhecimentos, no serviço público até os servidores têm pouco conhecimento. São os servidores e, muitas vezes, outros estagiários que ensinam o serviço. Essa corrente negativa faz com que o serviço prestado seja sempre ruim, pois o estagiário esta sempre sendo trocado e os que ficam não tem tempo de aprender e nem encontram quem queira ensinar. Dão uma visão geral do trabalho e lá vai o estagiário atender e, muitas vezes, ser xingado pelo público que recebe informação errada.


Central Blogs

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts