IRPF. Tome cuidado com os recibos médicos incluídos na sua declaração.

By
IRPF. Tome cuidado com os recibos médicos incluídos na sua declaração.
A Receita Federal anunciou a operação Apolo que será executada em todo o RS. Nessa operação serão verificadas as declarações que usaram recibos médicos para abater o imposto de renda. Quem vai entregar ou já entregou a declaração deve verificar se possui realmente os recibos de todos os valores que declarou, pois a Receita vai fazer cruzamentos com os dados fornecidos pelos hospitais, clínicas, planos de saúde e médicos.


Nos meses de março e abril deste ano, a Receita fiscalizará aproximadamente 500 declarantes pessoas físicas e revisará as declarações retidas na malha fina de cerca de 8 mil contribuintes. A operação buscará, de acordo com a coletiva de imprensa, chamar a atenção dos contribuintes para um correto preenchimento da declaração do Imposto de Renda, evitando problemas futuros.

Entre as ações realizadas, estão a coleta de dados de hospitais da região e cruzamento com o declarado pelos contribuintes, a fiscalização de contribuintes que declararam pagamentos de despesas médicas a clínica odontológica sem que fossem confirmados pela clínica, entre outros.

A cada ano que passa a Receita Federal aumenta os mecanismos anti-sonegação e mais contribuintes irão cair na malha fina, por isso é preciso ler com atenção as normas estabelecidas e lançar somente dados corretos na declaração para não ter problemas com o fisco.


2 comentários:

  1. Catarino eu tive muitas despesas médicas com exames, mas como era pelo convênio; dificilmente eles dão recibo.

    Resolvi entregar a declaração sem declarar as despesas médicas. Fiz a simplificada já que sou assalariada. Vou ver no que dá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Iza
    Lembre-se que o valor pago ao plano de saúde também pode abater o imposto, o próprio programa da Receita faz a comparação entre o modelo simplificado e completo e diz qual é a melhor opção.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts