Política. Ficha Limpa versão municipal.

By
Crítica Política. Ficha Limpa versão municipal.

A notícia abaixo nos conta que nos municípios de São Borja e Santa Rosa, no RS, aprovaram leis inspiradas na Ficha Limpa nacional. É uma medida louvável, mas o incrível é ter que haver uma lei proibindo que pessoas com problemas com a Justiça não possam ocupar cargos públicos. Isso devia ser implícito, quem tem processos com condenações não deviam nem ser cogitados para nenhum cargo.






A lei aprovada em São Borja foi feita para barrar os fichas sujas de ocuparem cargos comissionados:

- Adaptado da lei nacional, o projeto de Ficha Limpa Municipal foi aprovado por unanimidade ontem à tarde na Câmara de São Borja. A norma veda que pessoas com problemas judiciais ocupem cargos em comissão (Ccs). Autor do projeto, o vereador Roque Feltrin (PDT) alega que o texto busca a proteção da probidade administrativa e da moralidade pública. (notícia publicada no jornal Zero Hora)

A lei votada em Santa Rosa é mais abrangente, pois impede que os fichas sujas ocupem qualquer cargo público:

- Na semana passada, a Câmara de Santa Rosa também aprovou o projeto que institui o seu projeto da Ficha Limpa. De acordo com a proposta do vereador Paulo Paim (PC do B), condenados por tráfico de drogas, homicídio, improbidade administrativa, compra de votos e abuso de poder político, econômico ou de meios de comunicação não poderão ocupar cargos públicos.(notícia publicada no jornal Zero Hora)

Na minha opinião os partidos políticos deviam não aceitar o registro de candidatos com ficha suja e não esperar que uma lei venha a fazer isso. Isso não ocorre porque os fichas sujas sempre trazem muitos votos e isso fortalece o partido, pois a sombra do ficha suja outros conseguem se eleger.

Os candidatos fichas sujas que concorreram na última eleição foram todos eleitos, não haviam tomado posse devido a lei da ficha limpa. Agora com a suspensão da aplicação da lei todos irão requerer seus cargos e voltar tranquilamente a nos representar. Somos nós que elegemos eles e quanto mais falcatruas fazem mais popular ficam e mais facilmente se elegem.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts