Uma polêmica que vem sendo discutida há anos aqui no RS é a exigência dos professores estaduais de ter aplicado o piso salarial determinado pelo Ministério da Educação. O problema é que os professores querem que o valor determinado como piso nacional seja aplicado como salário-base.
O piso nacional é o valor mínimo que um professor deve ganhar como salário. Os governos entendem que o piso salarial não pode ser lançado como salário-base, pois se isso ocorrer o valor do salário total sofreria um aumento muito grande. A interpretação do governo é que nenhum professor pode ganhar menos que o piso nacional, somando-se o salário-base e demais acréscimos, tais como gratificações e outros itens.
Segundo o atual governador o pagamento do piso, entendido como salário básico sobre o qual incidem as vantagens, elevaria em cerca de 70% os gastos com a folha anual do magistério.
Abaixo veja o que há sobre os temas salário-base e piso nacional:
Salário-base - Salário fundamental, sem o acréscimo de importâncias fixas ou variáveis com as quais se completa a remuneração dos empregados, acréscimo esse que pode ser fixado no ajuste contratual, e serve, no seu conjunto, para formar o salário ou remuneração global do empregado.
O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira o valor do reajuste do piso nacional dos professores da rede pública. Para a jornada de 40 horas semanais, passou de R$ 1.024,67 para R$ 1.187,08.
O valor, que considera tanto o vencimento básico como gratificações, contém um aumento de 15,85% em relação ao ano passado e vale desde janeiro.
Pela Lei do Piso, nenhum professor de nível médio pode ganhar menos que o valor fixado pelo ministério. Ele é determinado com base no custo por aluno do Fundeb (fundo da educação básica).
E você o que tem a dizer sobre esse assunto, deixe sua opinião para discutirmos esse importante assunto.
Sendo base ou não não deixa de ser injusto!
ResponderExcluirEu sou formado em licenciatura em matemática pela universidade de são paulo e sempre tive interesse em dar aulas,mas com o salário atual que propõem para professores da rede pública no ensino fundamental e médio faz qualquer um desistir da carreira docente. Por isso, em paralelo segui uma carreira na área de TI. Hoje tenho mestrado por uma universidade federal na área de informática e trabalho no setor privado (banco) na área de TI com um salário cinco vezes maior. Prentendo ir para a área docente um dia, porém com dando aula em universidades.
ResponderExcluirEnquanto valorizarem mais um "tiririca" no planalto do que um professor dando aula para crianças ou adolescentes, o país vai continuar essa palhaçada.
sabe de quem é a culpa da desvalorização dos professores? Dos próprios professores. Falam demais e escrevem duzentas páginas para não explicarem que estão ganhando mal.
ResponderExcluirNegócio é o seguinte: quero meu salário inicial 3000 reais,ou vocês me pagam ou vamos parar este negócio. Depois vamos exigir porte de arma.
1 - Escrevi demais.
2 - Realmente vai parar.
Este país é uma piada! Aumenta-se o salário dos parlamentares e o dos professores é uma piada. O Brasil não é um país sério. Abraços.
ResponderExcluirProfessor tem que morrer de
ResponderExcluirANÔNIMO...
Professor vive com vergonha de ser professor,tem é que morrer de fome.
ResponderExcluirANÔNIMO..
Que tristeza...
ResponderExcluir