A falta de educação no trânsito é culpa dos pais.

By
A falta de educação no trânsito é culpa dos pais.

A quantidade de acidentes de trânsito que ocorrem todos os dias tem transtornado a vida de muitas pessoas. A discussão é grande e normalmente se diz que a causa são estruturais, mas na verdade é uma questão de educação.

No programa Auto Esporte da Globo de hoje, 17.04.2011, foi feita uma reportagem onde era perguntado aos filhos qual era o comportamento dos pais quando estavam conduzindo seus veículos. A maioria disse que os pais costumam avançar o sinal, não param no sinal amarelo e andam em excesso de velocidade. Os filhos disseram que criticam essas atitudes e ainda são xingados pela impertinência.

São justamente esses comportamentos os maiores causadores de acidentes e muitas vezes resultam em morte. As famílias são dilaceradas e nem sempre é o infrator que sofre a maior perda. Há casos em que um motorista que segue de forma correta é atingido pelo infrator e acaba sofrendo as consequências mais sérias.

Os filhos costumam repetir as atitudes dos pais e se veem os pais cometendo infrações e afirmando que isso é correto irão fazer o mesmo quando estiverem dirigindo seus veículos. Cometer irregularidades no trânsito é quase uma obrigação, ninguém dá sinal de mudança de direção, não para no sinal vermelho, não para em frente a faixa de segurança e quando estão na estrada correm além do limite.

Com esse comportamento é criado um círculo vicioso e os novos motoristas irão dar continuidade a tradição da família, só param quando morrem e nesse caso não há como se arrepender. Há poucos dias um jovem de 18 anos, que havia recebido sua habilitação a menos de 30 dias, foi pego pela Polícia Rodoviária dirigindo um carro a 168 km por hora. O patrulheiro que fez a perseguição disse que pensava ser algum assaltante e ficou chocado quando encontrou um jovem cometendo uma infração tão grave. Por sorte, para o jovem, a Polícia o parou antes de cometer um acidente que terminaria de forma fatal.

E você tem dado bom exemplo para seus filhos ou está ajudando a perpetuar a falta de educação e respeito no trânsito? A única maneira de melhorar o trânsito é com educação e só teremos sucesso se as crianças forem educadas desde antes de terem idade para obter sua habilitação, pois nas poucas horas de aula não será possível mudar essas atitudes já moldadas seus comportamentos.


Vídeo do programa Auto Esporte. 

Central Blogs

Um comentário:

  1. É, eu sei bem o que é isso. Fui aleijado por um rapaz q me ultrapassou na contra mão e ainda por cima numa curva. Ao dar de cara com um caminhão vindo em sentido contrário, ele bateu no meu carro, que quase deu perda total e ainda me causou uma lesão permanente.

    Infelizmente nem pra entender a m... q ele fez esse acontecimento serviu.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts