A polêmica dos passaportes diplomáticos da família de Lula.

By
A polêmica dos passaportes diplomáticos da família de Lula.

O ex-presidente Lula mandou conceder para seus familiares passaportes diplomáticos, mesmo que nenhum deles tenha qualquer ligação com o serviço diplomático do Brasil. Os familiares de Lula não conseguiram ficar na surdina e a concessão veio a público. Com a divulgação o Ministério Público Federal abriu processo para investigar a legalidade da concessão.


Os quatros filhos e três netos do ex-presidente terão que devolver os passaportes. Caso não devolvam no prazo de 30 dias será aberto processo judicial para que sejam obrigados a devolver. O passaporte diplomático é concedido a cidadãos que viajam ao exterior representando alguma entidade oficial do País.

Com o escândalo provocado pela emissão dos passaportes foi publicado, pelo Itamaraty, uma portaria regulamentando a concessão de passaportes diplomáticos. A emissão do documento só será permitida quando houver uma solicitação formal e fundamentada por parte da autoridade máxima do órgão competente que o requerente integre ou represente.

Essa portaria nem precisaria existir, a própria autoridade, no caso o Presidente da República, tinha que saber que não era ético mandar conceder documento a familiares somente para aproveitar os últimos dias no cargo. Esses presentinhos tinha pouco efeito prático, era mais para dar um status de autoridade para os parentes. Agora fica o constrangimento de ter que devolver o documento e voltar a ser um cidadão igual aos outros e ter que ir à Polícia Federal tirar o passaporte e entrar nas filas dos aeroportos como todo mundo.

Central Blogs

3 comentários:

  1. nós é q somos idiotas de mater lulas e dilmas no poder...

    ResponderExcluir
  2. ao contrário do comentário acima, Dilma foi contra os passaportes diplomáticos de seu "padrinho" Lula e familiares.

    ResponderExcluir
  3. queria que aqui fosse o facebook pra poder curtir o primeiro comentário!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts