Saúde. Bactérias intestinais determinam se iremos engordar ou emagrecer.

By
Saúde. Bactérias intestinais determinam se iremos engordar o emagrecer.

Normalmente imaginamos que o que importa para engordar ou emagrecer é a quantidade de alimentos consumidos e a quantidade de calorias e gorduras neles encontrados. Nem nos passa pela cabeça que o aparelho digestivo é um conjunto de órgãos que irão trabalhar para que nossa saúde se mantenha ou se perca. Nesse aparelho há trilhões de bactérias e algumas delas são as responsáveis pelo armazenamento de gordura ou pela eliminação.

O aparelho digestivo, digesto ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter, dos alimentos ingeridos, os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão.

No aparelho digestivo temos a famosa flora intestinal e é dela que dependemos para ter uma boa digestão ou não. Um novo trabalho da Nature revelou que existem três tipos diferentes de flora intestinal. Assim como os humanos têm um tipo sanguíneo, todos têm um “tipo intestinal”. Segundo os cientistas, cada bactéria tem uma eficiência diferente na hora de extrair energia dos alimentos, o que explicaria a existência do “magro de ruim”: ele teria a sorte de nascer com um tipo de flora intestinal certo.

Os números do estudo impressionam: carregamos nada menos do que 300 trilhões de bactérias. Agora, os pesquisadores irão aprofundar o levantamento para comprovar qual das bactérias presentes em cada organismo é responsável pela facilidade de engordar.

As bactérias fazem parte da nossa vida, nosso corpo é um universo para elas. Para cada célula do nosso corpo, existem 10 bactérias. Veja a quantidade delas que habitam cada órgão:

-Nariz/boca: 10 bilhões de bactérias.

-Pele: 1 trilhão de bactérias.

-Intestino: 100 trilhões de bactérias.

São os estudos dessas bactérias que irão descobrir quais nos são mais benéficas e quais nos prejudicam, para melhorar a saúde em geral e prolongar a vida.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Fonte Imagem: Jardim Planalto
Fonte: Caderno Vida do jornal Zero Hora. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com 
Conheça o SHOPPING DO CATARINO 
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts