Crônica. A corrupção no Brasil e a educação.

By
Crônica. A corrupção no Brasil e a educação.

As notícias sobre corrupção no Brasil são diárias e atingem todas as camadas de população e em todos os setores de economia, onde há pessoas e valores sempre tem um pronto para desviar ou se apropriar do que não lhe pertence. A crônica abaixo foi escrita por Martha Medeiros e publicada no jornal Zero Hora e trata de assunto, suas ideias são semelhantes ao que penso sobre esse assunto.


Todos que sonham com um Brasil mais íntegro e desenvolvido batem na mesma tecla, a de que devemos investir maciçamente em educação. Bato nessa tecla também, mas às vezes meu desânimo faz com que não acredite nem nisso. Ao ver a matéria que foi ao ar no último Fantástico sobre médicos e dentistas que embolsam salários sem comparecer aos plantões, deixando centenas de pessoas doentes sem atendimento, pensei: isso lá é problema de falta de educação? São profissionais que fizeram faculdade, tiveram formação acadêmica. Não passaram a infância soltos pelas ruas. E, mesmo assim, não possuem o menor senso de compromisso e ética. São tão corruptos quanto os políticos que eles xingam em mesas de bar, pensando que são diferentes.

Aí lembro daquela piada que diz que Deus criou o Brasil com uma natureza exuberante, um clima espetacular, um solo fértil, uma abundância de rios, sem risco de terremotos, “mas espera pra ver o povinho que vai ser colocado ali”.

Jamais deixaria de cumprir minhas obrigações, ainda mais se trabalhasse numa área tão essencial quanto a saúde pública, mas não adianta apontar o dedo para os outros e se excluir do problema. O povinho somos todos nós. Uns sem nenhum caráter, outros com algum caráter (mas fazendo suas picaretagens habituais) e outros com um caráter muito bom, porém molham a mão do policial para evitar uma multa e bebem antes de dirigir, ninguém é perfeito.

Generalizando, somos um povinho essencialmente egoísta. Pensamos apenas no nosso próprio bem-estar. E ainda por cima vulgares, loucos por dinheiro, todos emergentes querendo mais, mais, mais. O governo rouba de nós através de impostos que não são revertidos em benefícios sociais e a gente desconta passando a perna em quem estiver por perto. Se alguém encontra uma carteira de dinheiro e devolve para o dono, vai parar na primeira página do jornal como se fosse um peixe com braços, uma anomalia.

Seguimos morrendo no trânsito, a despeito das campanhas de conscientização, pois somos arrogantes, achamos que nada pode dar errado conosco, e se der, a culpa será sempre do outro. Obediência, respeito, espírito coletivo, nada disso pegou no Brasil. Nem vai pegar. A miséria pode diminuir, o poder aquisitivo aumentar, haver mais emprego, mais crianças na escola, tudo ótimo, mas não soluciona a raiz dos nossos problemas: a índole. Algo que se depura em casa, na infância, no ambiente familiar, mas quem vai regulamentar isso, como controlar as regras internas, quem vai determinar o que é legal e ilegal entre quatro paredes?
Cada lar é um país. Somos milhões de presidentes. Está tudo em nossas mãos. Um poder transformador, se soubéssemos fazer a coisa direito. 


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Fonte imagem: Tocantins Repórter
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Cópias não permitidas - www.palavras.blog.br
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

4 comentários:

  1. Putz, eu tenho certeza que este país não tem jeito. É uma DESGRAÇA mesmo.
    Tudo que tá nesse texto é verdadeiro e um tapa na cara.
    O escrupulo não existe em nossa língua.
    Não temos boa índole.
    uma pena!

    ResponderExcluir
  2. Os políticos são uma pequena amostragem do povo.literalmente.

    ResponderExcluir
  3. CORRUPÇÃO PREMIADA

    Escondido na Teta da Mamata do Poder, estar LUIZ BARRETTO. O Ex-Ministro do Turismo, arquiteto intelectual de todo o esquema de CORRUPÇÃO implantado na pasta, que a Polícia Federal desmontou agora em 2011, foi premiado pela presidenta DILMA ROUSSEFF, com a Presidência do SEBRAE Nacional.

    Sua INCOMPETÊNCIA administrativa é algo notavelmente conhecida. Mas, a sua Visão para à CORRUPÇÃO, está sim, é Super-Eficiente, fria, lógica, objetiva e precisa. Precisamos ter cuidado com o nosso SEBRAE. Mas o que valeu mesmo neste caso, foi a indicação e proteção da companheira e senadora MARTA SUPLICY. Como diz o refrão da música: “Malandre é Malandro, e Mané é Mané mesmo”!

    movimentoanti-corrupcao.blogspot.com/
    movimentoordemvigilia.blogspot.com
    www.movimentocontraacorrupcao.org.br/
    Transparência Brasil
    www.mcce.org.br
    www.formadoresdeopiniao.com.br

    ResponderExcluir
  4. realmente esse tipo de gente sao infelizes( no sentido de nao ter felicidade em suas vidas)pois tem vidas de animais que so tentam sobrevier e posteriomente morrer, enquanto aqueles que tem a capacidade de ajudar ao proximo e nao prejudica-lo, quem prejudica e porque segue um extinto de animais de sobrevivencia, essas pessoas tem o seu troco de suas maldades assim que acordam pois essas pessoas sao vasia por dentro, sao robos que seguem uma rotina de vida onde seus unicos objetivos é vier

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts