A crônica pode ser escrita em várias formas, cada tipo apresenta a maneira em que o escritor quer contar sua história. Há vários tipos de crônicas:
- Crônica Descritiva
Ocorre quando uma crônica explora a caracterização de seres animados e inanimados em um espaço, viva como uma pintura, precisa como uma fotografia ou dinâmica como um filme publicado.
- Crônica Narrativa
Tem por eixo uma história, o que a aproxima do conto. Pode ser narrado tanto na 1ª quanto na 3ª pessoa do singular. Texto lírico (poético, mesmo em prosa). Comprometido com fatos cotidianos ("banais", comuns).
Opinião explícita, com argumentos mais "sentimentalistas" do que "racionais" (em vez de "segundo o IBGE a mortalidade infantil aumenta no Brasil", seria "vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o corpo"). Exposto tanto na 1ª pessoa do singular quanto na do plural.
É quando uma crônica explora a caracterização de seres, descrevendo-os. E, ao mesmo tempo mostra fatos cotidianos ("banais", comuns) no qual pode ser narrado em 1ª ou na 3ª pessoa do singular.
Apresenta uma visão irônica ou cômica dos fatos apresentados.
Linguagem poética e metafórica. Expressa o estado do espírito, as emoções do cronista diante de um fato de uma pessoa ou fenômeno. No geral as emoções do escritor.
Apresenta versos poéticos em forma de crônica.
Apresentação de aspectos particulares de noticias ou fatos. Pode ser policial, esportiva, etc.
Baseada em fatos reais, ou fatos históricos.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Cópias não permitidas - www.palavras.blog.br

Bom artigo, porém faltou uma classificação e que se refere a um gênero muito comum, inclusive no jornalismo e muito usado em editoriais: a "crônica opinativa". Acrescento ainda uma curiosa definição de crônica, dada pelo escritor Rubem Fonseca: "Crônica é tudo aquilo que o seu autor definiu como crônica".
ResponderExcluirIvo
ResponderExcluirEssa definição que você trouxe é ótima.
Boa noite, Catarino!
ResponderExcluirSempre gostei muito de crônicas, todas são boas desde que bem fundamentadas, gosto da crônica humorística, como as do Arnaldo Jabour, por exemplo.
Bacana o artigo, abraços!
Sandra
ExcluirAqui no RS temos o Luis Fernando Veríssimo que escreve ótimas crônicas humorísticas.
Agradeço sua participação.
Sua explicação sobre crônicas está ótima!Adoro crônicas mas sempre tinha dúvidas de como fazer corretamente dentro das normas.
ResponderExcluirAbraços!
Repo