O servidor público precisa de estabilidade?

By
Crítica. O servidor público precisa de estabilidade?

Os servidores públicos têm estabilidade no emprego e é justamente essa estabilidade que aumenta a procura pelas vagas ofertadas. A lei diz que somente depois de três anos de efetivo serviço o servidor passa a ter a estabilidade garantida. Na prática desde o primeiro dia já há estabilidade, pois ninguém tem coragem de fazer uma avaliação ruim que leve o servidor a perder o emprego dentro do período de estágio comprobatório.

Muito se houve que os servidores não precisavam ter estabilidade no emprego e que isso iria melhorar o sistema. Eu acreditava nisso há um tempo, mas depois de alguns anos mudei de opinião. Eu acredito que é preciso ter estabilidade no emprego. Defendo essa afirmação devido a enorme quantidade de servidores que são alçados a cargo de chefia sem nenhum preparo e nenhuma vontade de aprender a conduzir pessoas.

Se os servidores não tivessem estabilidade a quantidade de injustiças seria muito grande, pois quem não concordasse com as ideias do chefe logo sofreria algum tipo de represália e correria o risco de ser demitido. Há muitas pessoas de caráter duvidoso e que são falsos e mesquinhos, na frente são sorridentes e boas gentes, nos bastidores fazem de tudo para atingir aqueles que não coadunam com seus pensamentos. Isso não é regra geral, há muitos bons chefes e justos nas suas atitudes, mas o risco de vir a ter um mau chefe existe.

Claro que também há muitos que se aproveitam da estabilidade para não trabalhar apresentando um péssimo desempenho para que ninguém tenha coragem de pedir que faça uma tarefa e assim vão sobrevivendo encostado em algum órgão. Só que isso é para pessoas que não tem brio e precisam andar de cabeça baixa, pois suas consciências ficam acusando sua atitude o tempo todo.

Outro fator que influencia muito no serviço público é a tendência política, quando mais próximo do poder central funciona o órgão maior essa influencia. Quem tem um amigo poderoso logo consegue uma boa colocação e, se não houvesse a estabilidade no emprego, muitos seriam demitidos por divergências políticas ou por ter tomado alguma atitude contra algum apadrinhado político, mesmo que o ato fosse dentro da lei.

2 comentários:

  1. Bem, aqui no meu estado (Tocantins), todo servidor publico passa pelo estagio probatorio de 3 anos.Saindo daí vai pro PCCS, onde ele é avaliado anualmente:eficiencia, conduta e se sua nota nas avaliações for menos de 7, ele nao progride o que quer dizer: seu salario não aumenta.Se passar tres anos sem progredir é exonerado sim!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts