O trânsito e a formação de condutores.

By
Crítica. O trânsito e a formação de condutores.

Antigamente não havia os centros de formação de condutores, quem queria tirar a habilitação precisava arrumar um meio para aprender a dirigir de forma que passasse nos testes. Era só fazer as provas escritas e psicológicas e depois marcar o exame prático.

Com a edição do código nacional de trânsito a formação de condutores mudou, agora é preciso ter aulas teóricas e práticas e só depois de tudo cumprido é feito o exame prático. Com essas regras novas era dito que os condutores de veículos passariam a respeitar melhor as leis de trânsito e todo o sistema melhoraria.

Passado muitos anos com os condutores sendo formados por escolas especializadas o comportamento no trânsito continua o mesmo, todos os finais de semana e, principalmente, nos feriados prolongados é grande a quantidade de acidentes e, muitos deles, fatais. Em minha opinião não houve nenhuma melhora.

Aqui em Santa Maria existem somente dez guardas de trânsito e por isso não há fiscalização e nem punição nas infinitas barbeiragens que são cometidas diariamente. Parece que as escolas não ensinam que o sinal vermelho é para parar, que é preciso dar sinal quando vai mudar de pista ou dobrar em uma esquina e que é preciso parar nas faixas de segurança.

Na cidade ninguém obedece as regras de trânsito e quando vão para a estrada correm além da conta e fazem ultrapassagens indevidas e o resultado é uma grande quantidade de acidentes. Jovens são pegos pelos radares andando em velocidades muito acima do máximo permitido.

Em minha opinião os centros de condutores estão somente preparando os candidatos para passarem na prova e receberem a habilitação. O resto, cada um que aprenda como quiser. Como os pais não obedecem nenhuma regra de trânsito os filhos fazem o mesmo quando atingem a idade mínima exigida. Não há educação preventiva, não há formação eficaz e não há punição para os infratores e assim o trânsito é um território sem lei e cada um que cuide de si.

Um comentário:

  1. mais é isso mesmo que as CFC fazem,é fazer a pessoa passar pela prova,com isso forma maus condutores que comentem um monte de barberagem e acidentes.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts