A importância do Selênio na alimentação.

By
Saúde. A importância do Selênio na alimentação.

Nossa saúde depende de muitos fatores, a alimentação é um dos mais importantes, é preciso conhecer os nutrientes necessários para que fiquemos, além de alimentado, preparados para enfrentar possíveis doenças. Pode-se dizer que todas as doenças se instalam em organismos que apresentam alguma deficiência. Quem cuida da alimentação tem mais saúde e vive mais e melhor.

Uma substancia muito importante para o funcionamento sadio do nosso organismo é o selênio. O selênio é um mineral com importante ação antioxidante. Uma dieta pobre, baseada em alimentos industrializados e refinados, é um dos principais motivos para a deficiência de selênio. O refinamento dos alimentos causa perda significativa desse mineral. Um exemplo é o pão integral que possui uma quantidade de selênio duas vezes maior que no pão branco.

Quando a dieta é pobre e deficiente em selênio os sintomas percebidos são dores musculares, fadiga e fraqueza muscular, também podem ser observadas manchas brancas nas unhas.

Grãos são boas fontes de selênio, dependendo da concentração dessa substancia no solo e água onde crescem. A castanha do Pará é considerada uma boa fonte e o consumo diário de uma a duas unidades fornece todo o selênio necessário para o dia.

Conheça os efeitos positivos que o selênio proporciona ao nosso organismo:

1 - O selênio é um mineral que participa da formação de enzimas de ação antioxidante. Também melhora a utilização da vitamina E, importante na neutralização dos radicais livres. Assim atua retardando o processo de envelhecimento e prevenindo doenças cardiovasculares.

2 - Na deficiência de selênio é observada maior produção de substancias pró-inflamatórias por nosso corpo. Assim o sistema imunológico fica sobrecarregado e mais fraco.

3 - O uso de selênio tem papel no bom funcionamento do sistema imunológico, evitando gripes, infecções e viroses.

4 - O consumo adequado de selênio, zinco e iodo está relacionado ao bom funcionamento da tireoide. Estudos mostram que a deficiência de selênio pode reduzir a conversão dos hormônios da tireoide, de T4 em T3, que é a forma mais ativa do hormônio.

5 - Pesquisas indicam que a deficiência de selênio aumenta o risco do desenvolvimento de câncer de pulmão, próstata e ovários. Já o consumo adequado está relacionado à menor risco de câncer de intestino, próstata, ovário e leucemia. O consumo se torna ainda mais importante em casos de pessoas com histórico familiar de câncer. O selênio auxilia na prevenção.

6 - O selênio melhora o trabalho do fígado na eliminação de toxinas. Ajuda inclusive a eliminar metais pesados como mercúrio e cádmio que estão relacionados a doenças neurodegenerativas como Alzheimer.

7 - Vale lembrar que todo o excesso é prejudicial, consumir selênio além do recomendado pode causar toxicidade caracterizada por fragilidade e perda de unhas e cabelo.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Fonte: Jornal Zero Hora.
Cópias não permitidas www.vivercomsaude.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

3 comentários:

  1. Bom saber, comprarei castanha para de vez em quando comer e ainda suprir a carencia.

    ResponderExcluir
  2. Sissym
    O ideal é comer uma ou duas castanhas todos os dias, assim terá toda proteção do selênio.

    ResponderExcluir
  3. sábias e valiosas informações dete post, ainda mais quando se trata da nossa saúde. O site http://www.valornutricional.com.br ajuda bastante na hora de escolher os alimentos certos para uma boa nutrição.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts