A hipertensão é um mal silencioso e quando é percebida já pode ter feito um grande estrago ao organismo. A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima dos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. Para viver com saúde é preciso fazer a medição da pressão em tempos regulares e não somente quando vai ao médico ou sente alguma indisposição.
O coração realiza o bombeamento de sangue para os vasos, encarregados, por sua vez de distribuir esse fluido por todo o corpo. A pressão arterial é a tensão que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos. As pessoas hipertensas têm 40% mais chances de ter um AVC e 25% mais chances de ter um infarto.
É considerado hipertenso que apresenta pressão máxima acima de 140, sistólica, e mínima acima de 90, diastólica. O consumo excessivo de sal é um dos principais causadores de hipertensão. Para quem quer diminuir a pressão arterial é preciso restringir os alimentos ricos em sódio e aumentar o consumo de vegetais, grãos integrais, carne de peixe e de aves magras e de azeite de oliva extravirgem.
Os cincos alimentos indicados para reduzirem a pressão alta são:
- Aipo. É um excelente diurético, ajuda a evitar o acúmulo de substâncias tóxicas nocivas ao coração e ao sistema nervoso.
- Brócolis. É rico em ácido fólico, fitoestrógenos, cálcio, magnésio e vitamina C, que auxiliam na regulação da pressão.
- Cebola. Possui quercetina que ajuda na circulação.
- Alho. Possui alicina que também ajuda na circulação.
- Abóbora. É rica em betacaroteno e antioxidantes, que atuam no controle da pressão arterial.
Cópias não permitidas www.vivercomsaude.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO

Gostei das dicas.
ResponderExcluirAbraço.