Dicas de saúde. Variação hormonal causa depressão nas mulheres.

By
Dicas de saúde. Variação hormonal causa depressão nas mulheres.
A depressão é uma doença que vem crescendo muito no mundo e as mulheres são as que mais sofrem desse mal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que em 20 anos a depressão ocupará o segundo lugar no ranking dos males que mais matam. A doença entra em cena quando o sofrimento vem do nada ou é completamente desproporcional ao motivo que o disparou, arrastando-se por meses ou até anos. Mas o que faz algumas mulheres caírem no fundo do poço? 
Os psicólogos americanos Steven Rogers e Karen Miller, autores do livro O Fator Estrogênio - a depressão feminina e a sua ligação oculta com as mudanças hormonais (Ed. Cultrix), recém-lançado no Brasil, apontam a menarca (primeira menstruação), o período pré-menstrual, a gestação e a menopausa como as fases mais vulneráveis para a mulher desenvolver depressão. 
"A queda de estrogênio (hormônio sexual feminino produzido principalmente pelos ovários) nos ciclos reprodutivos e no pós-parto - ou a falta dele na menopausa - provoca irritabilidade, tristeza, sensibilidade e mau humor, piorando a depressão em quem já tem", esclarece Carolina Ambrogini, ginecologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 
Tudo porque esse hormônio está relacionado ao controle dos níveis de serotonina, um neurotransmissor que dá sensação de prazer e felicidade. Não à toa, o objetivo da maior parte dos tratamentos para depressão é aumentar a disponibilidade de serotonina. Para os especialistas Steven Rogers e Karen Miller, o descompasso hormonal pode provocar uma grave depressão mesmo em quem nunca teve.

Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Fonte: mdemulher onde você pode ler a reportagem completa.
Cópias não permitidas www.vivercomsaude.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts