Saúde. O que causa a Depressão?

By
Saúde. O que causa a Depressão?

Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também frequente.

A depressão pode ser causada por várias razões, fora as mais comuns, encontrei no site Terra uma relação de treze motivos que levam uma pessoa a ficar depressivo. É uma relação bem incomum, mas é sempre interessante conhecer.

- Cirurgia plástica: estudos verificaram que mulheres que passaram por procedimentos de cirurgia plástica têm mais chances de se tornarem depressivas um ou dois anos após a operação.

- Dieta do Dr. Atkins: este regime propõe o consumo de carnes e gorduras e o corte dos carboidratos, que leva à queda dos níveis de serotonina, trazendo sentimentos de raiva e tristeza.

- Procrastinar: adiar as tarefas ou deixar tudo para a última hora pode causar atrasos, confusões e estresse. O hábito pode ser uma causa de quadros de depressão.

- Dieta vegetariana: pessoas que não consomem produtos de origem animal podem sofrer com a falta de ácidos graxos essenciais à saúde, o que pode levar à depressão.

- Excesso de tecnologia: estar constantemente conectado à internet, falando ao telefone ou fazer uso de outros aparelhos tecnológicos aumenta as chances de depressão. Uma pesquisa mostrou que as pessoas que navegavam excessivamente tinham duas vezes e meia mais chances de ficar depressivo.

- Hipertireoidismo: o funcionamento anormal da glândula tireoide é uma causa normalmente associada a alterações de humor e à depressão. Segundo estudos, a produção de muitos hormônios leva à irritação.

- Cigarro: de acordo com um estudo, fumar pode elevar os riscos de desenvolver depressão em até 93%. A sensação de relaxamento oferecida pela nicotina, uma das substâncias do cigarro, é apenas temporária, devido ao estímulo da dopamina.

- Remédios: remédios para controle da pressão arterial e também para tratamento de problemas de pele, como acne e psoríase contêm substâncias que podem contribuir para o quadro depressivo. Os responsáveis seriam os betabloqueadores presentes nas fórmulas.

- Consumo de café e chás: a substância neste tipo de bebida pode levar à sensação de cansaço e tristeza, por isso, a recomendação é desfrutar da última xícara de café até às 16h.

- Luzes: o excesso de luzes afeta o cérebro negativamente, segundo estudo. A exposição à muitas luzes no quarto, nas ruas ou à TV pode causar alterações e trazer sintomas associados à depressão.

- Rosquinhas: doces podem fazer mal não só à boa forma, como também à saúde mental. A entrada de açúcar no sangue tem o poder de causar bem-estar imediato, mas quando a substância é absorvida pelo corpo o que acontece é um estado de tristeza pior do que o anterior.

- Pílula anticoncepcional: estudos feitos desde 2005 verificaram alterações de humor e também nos níveis de serotonina em usuárias deste método contraceptivo.

- Temperatura: o excesso de sol pode estar ligado à depressão; em períodos quentes, o corpo sofre alterações hormonais, produzindo menos hormônio da tireoide o que leva à falta de energia.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.vivercomsaude.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

9 comentários:

  1. Depressão é resultado de um distúrbio bioquímico e pode ser desencadeado por diversos fatores, por esse motivo é´importante acompanhamento médico farmacológico em todas suas etapas e se possível também com um ou mais profissionais da saúde, psicanalista, psicólogo ou terapeuta. Depressão pode levar ao suicídio, não ignore este fato ! Dra.Rosângela Matos

    ResponderExcluir
  2. eu sei o que causa: a frescura

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, cala a sua boca antes de falar de uma doença tão séria como essa! Mude o teu pensamento e estude mais. Burro e preconceituoso.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, cala a sua boca antes de falar de uma doença tão séria como essa! Mude o teu pensamento e estude mais. Burro e preconceituoso.

    ^
    Concordo...

    ResponderExcluir
  5. Depressão sempre esta ligado ao excesso de algo.

    ResponderExcluir
  6. Ou seja tudo causa depressão o0

    ResponderExcluir
  7. ótimo artigo!
    Essas luzes mandam nossa melatonina pra bem longe da cama dificultando a recuperação de nosso cérebro e organismo.

    ResponderExcluir
  8. depressão é serio, não pode brincar com isso não sabe o dia de amanhã

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts