Dicas de saúde. 10 dicas para evitar o consumo do sal.

By
Dicas de saúde. 10 dicas para evitar o consumo do sal.

O consumo excessivo de sal causa muitos males à saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de 5 gramas de sal por dia. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, o consumo individual do produto no Brasil é de 9,6 gramas diários, quase o dobro do recomendado. Para que a saúde da população brasileira melhore é preciso que essa atitude seja alterada.

Um em cada seis hipertensos terá doença nos rins, 10 milhões de brasileiros sofrem de insuficiência renal, mas apenas 30% sabem disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). No entanto, essa situação pode mudar e melhorar com algumas dicas práticas na hora de preparar e consumir os alimentos. O sódio, presente no sal de cozinha e alimentos industrializados, é um dos principais fatores de risco, então, dosar e substituir o ingrediente garante uma vida mais saudável.

1 - Reduza o sal do preparo dos alimentos e elimine o sal da água de cozimento do macarrão. Evite os temperos industrializados, como molhos prontos, shoyu, catchup, caldos concentrados, etc.

2 - Os temperos naturais como azeite, limão, alho, cebola, laranja, alecrim e outras ervas podem ser usados livremente. Explore ervas e temperos naturais exóticos para realçar o sabor dos alimentos.

3 - Alimentos enlatados e salgadinhos tipo "chips", devem ser evitados, pois 70% do sal vem desses alimentos. Lave as conservas em água corrente como, azeitona, picles e palmito antes de consumir.

4 - Evite o consumo de carne seca, bacalhau seco, produtos defumados, bacon, charque e os embutidos em geral, como presunto, salame, salsicha, linguiça, mortadela, etc.

5 - Os queijos amarelos e curados, queijos cremosos e temperados devem ser evitados. Dê preferência para o consumo das versões sem gordura e sem sal.

6 - Evite bebidas alcoólicas em geral e refrigerantes mesmo que sejam diet ou light, pois possuem muito sódio (sal) na composição.

7 - Prefira as massas de bolos e tortas feitas em casa com pouca gordura e sem fermento químico. O produto pode ser trocado por fermento biológico ou clara de ovos em neve. Evite também pães e massas com cobertura salgada.

8 - Para evitar os excessos, não deixe o saleiro sobre a mesa de refeições. Coloque o sal durante o cozimento dos alimentos.

9 - Fast Food são ricas em sódio, por isso, evite ou escolha uma porção pequena.

10 - Consuma alimentos ricos em fibras, como vegetais e frutas frescas, grãos integrais, arroz e pão integral.

Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Fonte: Site Terra Saúde
Cópias não permitidas www.vivercomsaude.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts