Polêmica no RS. Cavalos são proibidos de circular.

By
Polêmica no RS. Cavalos são proibidos de circular.

Um assunto que tem gerado polêmica aqui no RS é a proibição de entrada de cavalos no acampamento farroupilha em Porto Alegre. O cavalo sempre foi o companheiro do gaúcho. Agora os participantes do acampamento têm que ficar longe dos seus cavalos.

Uma notícia na Zero Hora de hoje conta que na cidade de Santana do Livramento, fronteira do Brasil com o Uruguai, foi publicado um decreto em que os cavalos estão proibidos de circularem pela cidade. Nenhum cidadão pode andar pelas ruas montado em um cavalo. Justamente no mês de setembro em que a grande maioria dos amantes das tradições gaúchas quer dar umas voltas com seu cavalo.

Até o ano passado havia uma disputa entre as cidades para saber quem teria o desfile com o maior número de cavalos. Quem não tem um, a grande maioria das pessoas, alugava especialmente para este mês. Em muitas cidades são montados acampamentos onde os gaúchos e seus cavalos fazem uma vigília aguardando o 20 de Setembro para desfilar.

A razão para a proibição dos cavalos é pela segurança das pessoas, segundo as autoridades muitos cavaleiros bebem em excesso e comem irregularidades com suas montarias e isso coloca em risco a população. Os tradicionalistas acham a proibição um exagero. Se para evitar acidentes é preciso proibir toda a circulação de cavalos montados, então teremos que tirar os automóveis das ruas, pois estes causam muito mais acidentes.

Na charge acima o autor, Marco Aurélio do jornal Zero Hora, satiriza a situação, pois enquanto um automóvel pode circular livremente, mesmo sendo causador de centenas de acidente, os cavalos terão que voltar para o campo e os participantes dos festejos do dia do gaúcho terão que andar a pé ou mudar para motos, estas não estão proibidas também e causam muitos acidentes todos os dias.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts