STF diz que IPI de carros importados só em dezembro.

By
STF diz que IPI de carros importados só em dezembro.

Tem coisas que o Governo Federal faz que não sei se é de propósito, para causar confusão e desviar a atenção das pessoas, ou se é por absoluta incompetência da equipe encarregada de tomar as decisões. Estou falando do aumento do IPI para carros importados que foi aumentado numa quinta-feira para vigorar a partir da sexta-feira. Todos sabem que um imposto novo ou o aumento de alíquota só pode entrar em vigor em 90 dias, mas mesmo assim a equipe do Governo decretou.

Todos os que se sentiram prejudicados, principalmente os importadores, entraram na Justiça e ganharam liminares. Hoje saiu a decisão do Supremo Tribunal Federal confirmando o que consta na Constituição, aumento de IPI para carros importados só depois de 90 dias da publicação da alteração da Lei. Nesse caso o Governo deveria ser processado e os responsáveis pela medida punidos, pois causaram prejuízo e perda de tempo aos cidadãos.

A decisão do STF abre a possibilidade, a quem pagou imposto a mais, de entrar na Justiça pedindo a devolução, mas nem todo o prejuízo pode ser medido. Quantos negócios foram desfeitos devido ao aumento súbito dos preços dos automóveis? Como essas perdas podem ser medidas e cobradas do Governo.

A desculpa do Governo para o aumento súbito do IPI era para proteger a indústria nacional, mas isso não se confirma quando o México e a Argentina não foram atingidos pela medida. Será que nesses países só trabalham brasileiros? Claro que não, é que as indústrias que lá produzem sãos as mesmas que têm fábricas no Brasil e são elas que ajudam nas campanhas eleitorais e por isso precisam ser protegidas das indústrias de fora que trazem veículos com muito mais qualidade e por preço competitivo. As indústrias nacionais só fabricam veículos populares com preços de carro completo, assim não teriam para quem vender se não fossem protegidas pelo Governo.


Veja a notícia no G1

Um comentário:

  1. Simplesmente uma vergonha, estamos vivendo uma fase negra talvez a pior fase de escandalos e corrupção na história do Brasil. Já vimos de tudo Ministros fazendo tudo de errado, deputados metidos em falcatruas e todo mundo é inocente.
    Esse aumento de IPI mostra que a equipe do Governo não tem noção de nada talvez não saibam nem escrever o próprio nome sem colocar pelo menos um $ no final. Sou vendedor de carros importados e passei quase 40 dias em pânico por que meu emprego esta em jogo, quem vai pagar pelas noites mau dormidas, pelo stress que passei pra minha eesposa e para minha filha de 2 anos, quem vai pagar por toda essa lambança de um Governo que já esta pensando em nas próximas e nas próxinas eleições. Me sinto envergonhado em ser brasileiro nesse momento. Se eu fosse presidente de algum grupo automotivo de importados colocaria fábrica no Paraguai mas não colocaria aqui onde as regras são mudadas no meio do jogo. Democracia existe no Palácio da Prsidente onde tem mais de 100 funcionários pra fazer cafezinho e cortar a grama.Parabéns Gorverno Brasileiro estamos esperando esperando quando vai ser a próxima mer..

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts