O perigo da gengivite para a saúde bucal.

By
O perigo da gengivite para a saúde bucal.

Para viver com saúde é preciso cuidar de todo o corpo e a boca é um local que precisa de atenção diária. Quem não cuida da saúde bucal pode ser surpreendidos por várias doenças. Uma doença bucal que atinge uma grande quantidade de pessoas é a gengivite.

A gengivite é uma inflamação da gengiva. É o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa - uma película, grudenta e sem cor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.

Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diário, produzirá toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.

Para saber mais sobre essa doença conheça as cinco verdades sobre a gengivite:

1 - É uma inflamação da gengiva provocada pelo acúmulo de placa bacteriana. Elas juntam-se aos restos dos alimentos e depositam-se sobre o dente.

2 - A gengivite inflamatória crônica é a mais comum e é provocada pela falta de higiene. A doença também pode acompanhar doenças sistêmicas como o diabetes e a falta de vitamina C.

3 - O sangramento da gengiva ao escovar os dentes é um dos principais sintomas da doença. Inchaço, vermelhidão, mau hálito e dor também podem surgir.

4 – Não é irreversível, porém se não for tratada a tempo poderá acarretar a periodontite. A periodontite destrói os ossos de sustentação dos dentes, isso faz com que eles se mudem de lugar, podendo até cair.

5 – Para prevenir, mantenha a higiene bucal, faça uma boa escovação, use o fio dental para controlar a placa bacteriana. Enxaguatórios bucais também podem atuar como coadjuvantes da limpeza.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Fonte: Revista Viva Saúde
Cópias não permitidas www.vivercomsaude.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

3 comentários:

  1. Catarino
    muito importante suas dicas! tem muita gente que despreza o uso do fio dental e pelo visto aqui ele é indispensável!
    Saúde bucal é muito importante e temos que valorizar uma boa postagem como essa! Parabéns.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, importantíssimo!!!
    Já vi uma pessoa de vinte e poucos anos com a gengiva toda retraída, aparecendo a raiz dos dentes, tudo por falta de higiene. Dava pra perceber, porque os dentes estavam cheios de placa.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts