Câmara aprova free shops em cidades gêmeas na fronteira.

By
Câmara aprova free shops em cidades gêmeas na fronteira.

A notícia abaixo, publicada na Agência Câmara, é muito importante para o desenvolvimento das cidades de fronteira. Um exemplo de cidade que será beneficiada é Santana do Livramento que faz fronteira com Rivera, Uruguai. Lá há o free shopping de Rivera e enquanto o comércio do Uruguai fica cheio de brasileiros a cidade de Santana do Livramento fica esvaziada. Com a instalação do free shopping no lado brasileiro irá trazer turistas uruguaios para gastarem no Brasil.

A notícia foi assim publicada: O Plenário aprovou nesta terça-feira (18) as emendas do Senado ao Projeto de Lei 6316/09, do deputado Marco Maia (PT-RS), que permite a instalação de lojas francas em cidades gêmeas de municípios estrangeiros na faixa de fronteira, ou seja, cujos centros urbanos estão fundidos. O texto será enviado à sanção.

A ideia é estimular o consumo de produtos nacionais pelo turista estrangeiro, devido ao preço menor cobrado nos free shops por causa da isenção dos tributos. Mercadorias importadas também poderão ser compradas nesses estabelecimentos com suspensão dos tributos de importação.

A venda poderá ser feita somente para pessoa física e seguirá as regras para lojas francas já existentes nos portos e aeroportos. O presidente da Câmara, Marco Maia, agradeceu aos deputados e senadores que foram relatores do projeto nas comissões da Câmara e do Senado.

"Este projeto vai ajudar no crescimento e no desenvolvimento das nossas regiões fronteiriças, que estavam abandonadas. Todos nós temos a expectativa que, com a aprovação do projeto, com a regulamentação feita pela Fazenda, vamos dar um novo ânimo às cidades fronteiriças do Brasil, dando dinamismo e, ao mesmo tempo, fortalecendo a economia dessas cidades", disse Maia.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts