Palavras que se ouve na barbearia.

By
Palavras que se ouve em barbearia.

Quem costuma cortar cabelo em barbearia sabe que lá se ouve de tudo. As pessoas gostam de emitir opinião sobre futebol, política e até economia. Eu costumo ficar quieto, só ouvindo. No último dia 24 desde mês fui à barbearia e fiquei escutando uma pessoa criticar a intenção dos comerciantes de abrirem suas lojas nos domingos. Segundo ele quem não foi fazer suas compras até sábado que ficasse sem os produtos, pois abrir lojas e supermercados aos domingos é desumano.

Aqui em Santa Maria, RS, o comércio é proibido de abrir aos domingos, nem os supermercados podem funcionar. Dizem que é para proteger os trabalhadores. Os supermercados têm autorização para abrir no primeiro domingo do mês e as lojas em alguns domingos do ano quando antecedem alguma data importante, como dia das mães e outras datas. Quem não entende de economia pode acreditar que lojas abertas aos domingos podem prejudicar os trabalhadores.

Considerando que Santa Maria é uma cidade de porte médio, fica localizada bem no centro do Estado, possui sua economia baseada em grande parte no comércio, possui muitas cidades pequenas a pouca distância o melhor seria que o comércio funcionasse aos domingos. Os consumidores das cidades à volta poderiam vir passear e ainda fazer compras.

O comércio fechado aos domingos não protege nenhum trabalhador, na teoria econômica seria o contrário. O comércio funcionando aos domingos traria mais consumidores, mais consumidores fariam mais compras, mais compras exigiriam mais empregados, com mais pessoas empregadas aumentaria o consumo local, mais consumo forçaria a abertura de novas lojas e novas lojas precisariam de mais pessoas para trabalhar. Isso é o círculo virtuoso. O que ocorre em Santa Maria é o círculo vicioso.

Além disso, o turismo poderia ser melhor aproveitado, mais pessoas viriam à Santa Maria e na volta contariam que além do passeio puderam fazer compras e isso estimulariam outras pessoas a também nos visitarem. Hoje isso não ocorre, pois aqui nada funciona aos domingos, as pessoas viajam a outras cidades.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts