20 de março de 2013

As consequências do estresse no trabalho para a saúde.


 
As consequências do estresse no trabalho para a saúde.

Trabalhar em condições estressantes prejudica nossa saúde. Eu trabalhava no Banco Real que em 1998 foi vendido ao Abn Amro e depois disso virou um terror. O novo banco considera que quem tinha mais de 40 anos era um imprestável e todas as semanas tínhamos colegas sendo demitidos. As metas exorbitantes e a ameaça de degola fazia vivermos em estresse máximo.

As consequências do estresse que vivia, só fiquei sabendo depois que fui demitido, para aproveitar o plano de saúde que seria mantido por algum tempo fui ao médico e fiz todos os exames recomendados. Todos os indicadores estavam em níveis alarmantes e tive que ficar um longo tempo até voltar a normalidade. Um colega que trabalhava na mesma agência teve um infarto poucos meses depois.

No site terra há a notícia de um estudo que relaciona o estresse no trabalho com o consumo elevado de álcool e outras drogas, as informações são do Daily Mail.

O alerta é da entidade beneficente Mind, dedicada a questões ligadas à saúde mental. O grupo, com sede na Inglaterra, aponta que casos de depressão também são provocados pelo estresse. Mais de um terço dos adultos apontam o trabalho como o aspecto mais estressante, mais do que preocupações com o dinheiro e saúde.

Cinquenta e sete por cento dos pesquisados não dispensam um ou mais drinques após o expediente e 14% afirmaram beber mesmo durante a jornada de trabalho. Cigarro e remédios para dormir também são comumente empregados como maneiras de lidar com o problema.

O ambiente de trabalho ainda seria responsável por 7% dos pensamentos ligados ao suicídio, subindo para 10% nas pessoas com idades entre 18 e 24 anos.

Segundo a pesquisa que ouviu 2 mil pessoas, 9% já pediram demissão de algum trabalho alegando estresse e 25% admitiram ter vontade de fazer o mesmo.


Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com

3 comentários:

Paulo Rodrigues disse...

Olá Catarino
Excelente post. O stress ou estresse como vocês dizem, mata.
Podem ver estes post relacionados com o stress http://www.pauloeleonor-bioestrela.com/2012/12/o-stress-pode-ser-causado-pela.html

http://www.pauloeleonor-bioestrela.com/2012/02/stress-inimigo-da-balanca.html

Abraço

Visões e Observações disse...

Gostei muito do blog, pena que não achei as autorias das crônicas

Catarino Alves disse...

Visões.
O autor sou eu mesmo, acredito que não é preciso dizer que o autor é o dono do blog e a fonte da notícia está citada no próprio texto.

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Catarino Alves. Tecnologia do Blogger.