O que é se encostar no INSS?

By
O que é se encostar no INSS?

A língua portuguesa é rica em termos e muitas vezes as pessoas criam sinônimos informais que são mais conhecidos que o nome próprio que define um produto ou uma situação. No caso dos benefícios do INSS o auxílio-doença é conhecido por “se encostar” ou “estar encostado”. Verifiquei que as pessoas utilizam mais a frase “o que é preciso para se encostar no INSS” representando “o que é preciso para obter o benefício de auxílio-doença no INSS”.
Portal do Conhecimento Previdenciário

O termo encostar ou encostado vem de um sentido deturpado do objetivo do benefício de auxílio-doença, que foi criado para garantir a renda do trabalhador que fica impedido de exercer sua atividade por doença ou por acidente. Muitas pessoas querem se encostar no INSS no sentido de ficarem sem trabalhar e recebendo uma renda mensal, mesmo que seja o salário-mínimo. Já vi muitas pessoas que estão encostado no INSS e fazem bicos, principalmente na construção civil, fazendo pequenos serviços. Quando uma pessoa perde o emprego a primeira ideia que tem é sobre o que terá que fazer para se encostar no INSS, pois ninguém pode viver sem ter uma renda.

Se você estava procurando informação sobre o benefício de auxílio-doença doença no INSS convido que leia o seguinte artigo: Quais os procedimentos para requerer auxílio-doença no INSS.

Outras informações sobre Auxílio-doença.

Os benefícios do INSS

Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com

Um comentário:

  1. Por mais de vinte anos a prefeitura daqui usava o INSS. Agora temos um regime próprio de previdência. Quando usávamos ouvia muito falar em "se encostar".
    Muito bom o texto.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts