Qual a sua percepção sobre o valor do amanhã?

By
O valor do amanhã, Literatura, Livros e Palavras


Terminei de ler o livro O valor do amanhã escrito por Eduardo Giannetti e publicado pela editora Companhia das Letras. Ganhei o livro no Natal e, por ser um assunto de meu interesse, dediquei a lê-lo de imediato. O livro é muito interessante, pois trata do tema juros no sentido mais amplo, ou seja, como sendo tudo aquilo que estamos dispostos a pagar ou receber ao anteciparmos ou adiarmos alguma coisa em nossa vida.

Eu tenho um blog onde trato o tema sobre aposentadoria e outros benefícios oferecidos pelo INSS e muitas pessoas me perguntam se é vantagem aposentar-se agora, pelas regras atuais, ou esperar que mudem. Hoje as pessoas que se aposentam sofrem um redutor na renda mensal, chamado de fator previdenciário, proporcional à idade, ou seja, quanto mais jovem o requerente maior a perda. Essa pergunta é complexa e de difícil resposta, pois depende de muitos fatores que só a própria pessoa é capaz de verificar.

No livro que estou comentando há muitos exemplos de casos em que se pode usufruir agora e sofrer as consequências depois, cobrança futura de juros, ou sacrificar-se agora para ter um benefício futuro, receber juros posteriormente. Na questão acima o cidadão terá que ver quanto será sua perda, se aposentar-se agora, e comparar com seu ganho se esperar o tempo necessário para que as regras mudem ou mudem as condições de cálculo da renda, como a idade mais avançada, por exemplo. Terá que levar em conta se tem como sobreviver sem a aposentadoria imediata e se pode continuar contribuindo para esperar uma melhora futura.

No livro o autor faz um comparativo em que se oferece um prato de comida, bem simples, agora ou um banquete completo no final de um mês. A aceitação da proposta estará sujeita a condição alimentar do envolvido, se ele tem como alimentar-se diariamente poderá esperar o banquete, mas se está com fome e não tem meios de obter alimento escolherá a primeira opção. Essa questão é uma analogia para as decisões que temos que tomar diariamente, não existe uma decisão certa ou errada, tudo depende de nossa percepção de como poderemos viver com a decisão tomada.

Eu já ouvi algumas pessoas dizerem que se pudessem voltar no tempo, com o conhecimento que têm hoje, não cometeriam os erros que cometeram ao longo da vida. Minha ideia sobre isso é que poderemos escolher um fato em nossa vida em que tomamos uma decisão importante e, se fosse possível viajar no tempo, mudá-la e, dessa data em diante, iremos cometer novos erros, pois temos, quase diariamente, situações que exigem nossa decisão e não há conhecimento suficiente que garanta que não iremos errar em nossas escolhas.

Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com

3 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Eu me chamo Tiago Dias e sou o administrador do blog Bloggou - http://www.bloggou.com/ - que é um blog sobre cinema, games, informática, tecnologia, jogos online, variedades e entretenimento, e venho por meio deste e-mail realizar uma proposta de parceria para a troca de links ou banners entre os nossos blogs.

    O Bloggou é um blog que está na ativa há mais de 3 anos, possui PageRank 4, é atualizado constantemente e atualmente consta com mais de 1200 páginas. Venho através deste e-mail realizar esta proposta de parceria porque visitei seu site, o achei muito interessante e gostaria muito de fechar uma parceria entre eles. Caso você aceite esta proposta de parceria para a troca de links ou banners, o link ou o banner do seu site será adicionado na página inicial do Bloggou na barra lateral na categoria de parceiros. Sendo assim, também desejo que o banner ou o link do Bloggou fique exposto na página inicial do seu site / blog.

    Estou no aguardo de retorno em caso positivo ou negativo, mas espero que você aceite, pois a troca de links ou banners com sites ou blogs que possuam credibilidade, tempo de vida, TrustRank e PageRank, é benéfica para ambos, pois aumenta ainda mais a credibilidade de nossos sites melhorando assim o nosso posicionamento nos mecanismos de busca. O Blog do Catarino é muito legal por sinal!

    Desde já agradeço e aguardo retorno,

    Grato!

    ResponderExcluir
  2. Tiago
    Podemos trocar link sim.
    Convido que conheça meus outros blogs para incluí-los na parceria.
    www.aposentadorias.net
    www.consultor-online.com

    Para efetivar a parceria basta incluir os links no seu blog e me avisar para que eu também inclua.

    A aposentadoria por idade no INSS

    ResponderExcluir
  3. Olá, Catarino!

    Penso como você. Estou sempre me reformulando e mudando internamente. Tanto que não reconheço mais meu formato psicológico anterior.

    Tenho ficado um pouco menos sentimental e tenho, hoje, uma vida mais prática.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts