Aposentadoria por idade sem contribuição não existe.

By
Aposentadoria por idade sem contribuição não existe.


A Previdência Social do Brasil dá nome aos benefícios de forma que criam falsas expectativas. Um exemplo é o benefício intitulado aposentadoria por idade, quem lê esse nome pensa que uma pessoa, por ter idade avançada, irá ter direito a aposentar-se no INSS. Essa ideia não é verdadeira, a Previdência Social do Brasil só concede benefícios, entre eles a aposentadoria por idade, para quem é segurado e cumpre a exigência de determinado número de meses de contribuição.

Recebo diariamente perguntas dizendo que alguma pessoa, com idade avançada, quer se aposentar e querem saber quais os procedimentos necessários, normalmente já dizem que essa pessoa nunca contribuiu. Outros dizem que querem iniciar a contribuir, quando já tem idade avançada e perguntam se, logo após tornar-se segurado, poderão requerer a aposentadoria por idade.


Sem contribuições ao INSS não há direito a benefício.jpg


No caso do benefício de aposentadoria por idade é necessário que o segurado tenha cumprido 15 anos, 180 meses, de contribuição, tanto para homens quanto para mulheres. Se uma mulher com 60 anos, ou um homem com 65 anos, iniciar a contribuir com essa idade terá que aguardar até completar a carência mínima para ter direito, a idade não dá direito, só limita o início do benefício. Por isso, quem iniciar a contribuir tardiamente poderá se aposentar mais tarde ainda. No exemplo acima a mulher terá 75 anos e o homem 80 anos.

A melhor opção para quem quer se aposentar por idade é iniciar as contribuições aos 45 anos, para as mulheres, e aos 50 anos para os homens. O tipo de contribuição pode ser o plano simplificado que exige uma contribuição de 11% do salário-mínimo, que neste ano de 2015 será de R$ 86,68.

Um fato importante é que não há meios de antecipar o tempo exigido de contribuições pagando tudo de uma única vez. O INSS só aceita contribuições feitas mês a mês para completar a carência. O segurado pode somar todos os tempos de contribuição, mesmo que tenham ocorrido há bastante tempo, o importante é que no final tenha os 15 anos exigidos.
Caso tenha alguma dúvida sobre os benefícios da Previdência é só fazer sua pergunta que terei prazer em responder.

Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts