O comportamento do eu quando inserido nas massas.

By
Livros, Psicologia, Palavras

Li recentemente o livro Psicologia das massas e análise do eu, produzido por L&PM Editores, de Sigmund Freud, numa tradução feita diretamente da edição original em Alemão de Renato Zwink.

No ano 2013 acorreram muitas manifestações e em quase todas elas havia depredação e baderna. Lembro que os organizadores atribuíam os atos de vandalismos a infiltrados que nada tinham a ver com grupo de manifestantes. Esta teoria é contrariada por Freud que afirma que tudo o que nos impede de cometer atos inapropriados, quando agimos individualmente, são liberados quando estamos agindo em grupo. Os recalques que escondemos, até de nós mesmos, veem à tona quando estamos no turbilhão da massa. No livro este assunto é assim explicado:

“A primeira dessas causas consiste em que o indivíduo na massa, pelo mero fato da quantidade, adquire um sentimento de poder invencível, que lhe permite entregar-se a instintos que, sozinho, necessariamente teria refreado. Ele terá ainda menos motivos para se refrear quando considera que, devido ao caráter anônimo e, por conseguinte, irresponsável da massa, desaparece inteiramente o sentimento de responsabilidade que sempre detém os indivíduos”.

No final do campeonato brasileiro de 2013 houve uma briga de torcidas no jogo entre o Atlético Paranaense e o Vasco. Nessa briga um rapaz pegou um pedaço de ferro e bateu muito em outro jovem que estava caído ao chão. Posteriormente a imprensa divulgou que a mãe do rapaz agressor era uma pessoa calma, educada e que frequentava a igreja. Provavelmente isso era verdade, quando esse jovem saiu de casa não tinha nenhuma intenção de ferir outras pessoas, foi o estar na multidão que liberou todos os instintos de violência demonstrado.

A leitura de todo o livro é muito interessante, recomendo a quem quer entender melhor o comportamento das pessoas, pois isso é útil em muitos acontecimentos em nossa vida, tanto pessoal quanto profissional.

Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts