Qual a forma correta de usar o Ç

By

Sempre temos dúvida na hora de escrever as palavras, pois há muitas regras e exceções. Para tentar ajudar a diminuir as dúvidas vou fazer uma pequena contribuição com uma regra ortográfica que explica a forma correta de usar o Ç.

Esta explicação foi dada por Fabiana no Yahoo respostas, achei muito boa e clara por isso vou reproduzir aqui no blog.

"Desde os tempos das calças curtas que a gente aprende algumas regrinhas básicas de ortografia. Coisas como, por exemplo, o uso da consoante M antes das consoantes P e B. Veja ali na palavra “exemplo”.

Outra regrinha é o uso da cedilha - Do espanhol cedilla. Hom./Par.: cedilha (sf.), cedilha (fl. de cedilhar) - , que é usada apenas, veja bem, apenas diante das vogais A, O ou U. Logo, por exclusão, não se usa cedilha diante das vogais I ou E. Portanto, se você escrever voçê, você não existirá. 

Ah, mas você vai me perguntar porque isto é usado, certo? É simples, pois é a representação do som (ss), quando no Português arcaico, para representar o som de (ss), se escrevia um Z após a letra C, e ficava assim Cacza (caça)*, por exemplo.

E, novamente, você vai perguntar: o que isso tem a ver com as calças? É uma questão de história, pois em determinado momento da evolução de nossa língua portuguesa, havia um certo embaralhamento com a Língua Espanhola e a palavra cedilha vem de Zeta ou Zeda, que é o nome da letra Zê, em espanhol. Como não deu certo, passaram a usar um pequeno zê (zedilla - pequena letra z em espanhol), sob a letra C. 

E como VoSSê não existe e muito menos voÇê, o correto é escrever você."

Fonte Yahoo  

Veja outras dicas aqui.


Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts