Onde podemos aprender a fazer perguntas?

By
Onde podemos aprender a fazer perguntas

Quem quer buscar conhecimento precisa aprender a fazer perguntas, se conseguir fazer a pergunta certa ganhará tempo nessa busca. O nosso sistema de ensino não proporciona meios de aprendermos a formular perguntas. No último concurso feito para o cargo de analista do INSS as provas foram todas anuladas, pois a quantidade de questões formuladas com erro, e anuladas, não permitia que o resultado do concurso fosse divulgado. As provas tiveram que ser refeitas por todos os candidatos. Isso que as questões foram formuladas por professores de uma universidade.

Recentemente li em uma tirinha do personagem Armandinho, de Alexandre Beck, que é publicada no jornal Zero Hora, que a escola quer que os alunos respondam sobre história, geografia, ciências, matemática e português, ou seja, o ensino é direcionado de forma que o aluno consiga responder perguntas. O personagem questiona quando que irão começar a ensinar a fazer perguntas.

Onde podemos aprender a fazer perguntas?

Sócrates, filósofo Grego, costumava ensinar por meio de perguntas que levavam o aluno a obter respostas do seu próprio conhecimento. O conhecimento está a nossa volta, por não sabermos perguntar acabamos desperdiçando a oportunidade de ampliarmos nosso saber.

No blog Os benefícios da Previdência respondo perguntas dos visitantes sobre o INSS e seus benefícios e muitas vezes se torna muito difícil descobrir qual é a dúvida que precisa ser respondida. Alguns escrevem um texto que não traz nenhuma indagação, fico sem saber se há uma dúvida ou se é apenas uma manifestação a respeito do tema tratado no artigo. Há casos que a pergunta é feita, porém não é possível entender o que está sendo perguntado. Para responder é preciso fazer algumas perguntas. 

Um exemplo de pergunta de difícil interpretação: Boa noite tava encostada ia fase 2 ano em maio tenho espondilite quilosante fiz outra perícia agora to esperando uma carta. Neste caso tenho que pedir mais esclarecimentos, pois pelo que foi dito não sei o que responder.

A pergunta do título vai ficar sem resposta, pois não sei onde se aprende a perguntar e não sabendo não tenho como obter o conhecimento. Vamos ter que ler mais filosofia para tentar descobrir qual o método usado pelos filósofos para buscar conhecimento.

Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts