Trabalhar sem registro equivale a não ter trabalhado.

By
Trabalhar sem registro equivale a não ter trabalhado.

Muitas pessoas tem feito a seguinte pergunta aqui no blog: como faço para averbar no INSS período que trabalhei sem registro? Normalmente é tempo muito antigo, de quando eram jovens. Que responde se pode dar? Se era sem registro não haverá documentos que comprovem o vínculo empregatício. Se era sem registro não houve contribuição. Se não há documentos e nem há contribuição nada pode ser feito. Trabalhar sem registro é o mesmo que não ter trabalhado.

As pessoas na condição acima acreditam que é uma injustiça que a Previdência Social não averbe tais períodos, pois trabalharam e acreditam que isso é suficiente para somar aos demais tempos de contribuição. Imagine que a Previdência averbasse tempo em que o segurado declara que trabalhou sem registro, que não tem nenhum documento, que não tem nenhuma contribuição feita na época. Isso abriria as portas para todo mundo fazer o mesmo e todo mundo teria direito a aposentadoria.

A Previdência Social só averba tempo que fique devidamente comprovado, mesmo que não tenha havido as contribuições. Não adianta propor pagar o período não registrado, pois sem documentos o INSS não aceita recolhimento de contribuições fora de prazo. Se fosse aceito pagar contribuições fora de prazo, sem nenhuma comprovação, todo mundo podia comprar uma aposentadoria, bastava pedir o cálculo e recolher a contribuição e requerer o benefício. Os cidadão que trabalham registrados e têm as contribuições feitas durante todo o tempo seriam os grandes prejudicados.

Quem tem proposta de trabalho sem registro deve estar ciente que esse tempo não será aproveitado para nenhum fim, por isso, é melhor ganhar menos e ter o emprego devidamente registrado do que aceitar proposta de ganhar um pouco mais e não ter o tempo registrado. 

Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com

4 comentários:

  1. Caro Catarino, meu 1º registro em carteira foi em 1982 e de 1994 a 2010 trabalhei como represente comercial autônomo por comissão sem registro e sem recolher INSS desde 2000 sou registrado no CORCESP porém não fiz registro na prefeitura. em 2010 comecei a pagar carnê como autônomo 20% do salario minimo. Eu posso pagar o atrasado para contar como tempo de contribuição? como faço isso? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco
      Tem que ir ao INSS e pedir autorização, depois que terminar a greve.

      Excluir
  2. Amigo eu trabalhei como agenciar bancário. Aquele que trabalha fazendo intermediação banária através de empresas representantes, mais nunca assinam a carteira de trabalho. |Foram 12 anos e neste período quase sempre as comissões foram depositadas em conta corrente e inclusive tenho declaração de IR deste período e até mesmo sempre paguei IR. Gostaria de começar a pagar esses 12 anos porque tenho 56 anos e poderia me aposentar. Mais eu nunca parei e continuo trabalhando! Será que tenho chances do Inss aceitar que eu pague?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      É bem difícil, mas pode tentar, veja mais neste link:http://www.consultor-online.com/2013/11/como-e-quando-e-permitido-pagar-contribuicoes-ao-inss-em-atraso.html

      Excluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts